terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
GASTRONOMIA CRIATIVA

Mesa Brasil Sesc RJ lança e-book de receitas 'Pensando Dentro e Fora da Casca' 

Material pode ser baixado gratuitamente no site do Sesc Rio

20 outubro 2021 - 12h13Por Redação

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Sesc RJ lança o e-book de receitas “Pensando Dentro e Fora da Casca”, do Mesa Brasil Sesc RJ. Em formato inédito, a edição é bilíngue, português/inglês, e oferece 29 receitas. O material está disponível no site do Sesc RJ para download em arquivo PDF (https://www.sescrio.org.br/mesa-brasil/).

O objetivo do e-book é apresentar receitas que convidam a uma viagem gastronômica nutritiva e inovadora, promovendo mudanças de comportamento para a promoção de hábitos alimentares com efeitos positivos na saúde das pessoas e no meio ambiente.

O Mesa em milhares de mesas

Para vencer a fome todos os dias, o Mesa Brasil Sesc RJ, programa integrante da rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, utiliza uma receita simples e eficaz: distribui alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que podem – e devem – ser consumidos, para milhares de pessoas em condições de vulnerabilidade social e nutricional.
 
A atuação do Mesa Brasil Sesc RJ se estende ainda mais com ações educativas para todas as idades nas instituições socioassistenciais atendidas. Com o projeto Pequeno Gourmet, as crianças aprendem desde cedo a valorizar os alimentos e evitar o desperdício e, com o projeto Redes Gastronômicas, as cozinheiras são capacitadas e incentivadas a desenvolver receitas saborosas, nutritivas e de baixo custo com foco no aproveitamento integral dos alimentos.
 
Todo esse compartilhamento de ideias, saberes e sabores também contribui para uma possível inserção no mercado de trabalho, além de proporcionar o conhecimento teórico-prático de custos, técnicas de manipulação, higiene e gastronomia.
 
Juntos contra a fome

A pandemia da Covid-19 acelerou o agravamento da fome em todo o mundo e reverter esse cenário depende de cada um. Se cada pessoa contribuir com uma pitada de solidariedade e conscientização, é possível transformar a realidade de muita gente.
 
Esse é um dos compromissos do Sesc RJ. Tendo a educação como principal ingrediente, que permeia todos os serviços e atividades, busca-se ultrapassar os objetivos mais imediatos e contribuir para a informação, a capacitação e o desenvolvimento de valores.  

Antepasto de Casca de Banana
Ingredientes:
. Cascas de 6 bananas
. 2 colheres de sopa de azeite
. ½ cebola
. ½ tomate
. ½ pimentão
. 1 colher de sopa de vinagre de maçã
. ½ molho de cheiro verde
. Sal a gosto
 
Modo de preparo
. Pique as cascas de banana bem miúdas
. Coloque em uma panela com fio de azeite, cebola, tomate, pimentão e sal
. Mexa para refogar e apague o fogo, adicionando uma colher de vinagre de maçã
. Deixe esfriar e sirva com torradinhas
 
Rendimento: 5 porções
Valor calórico por porção: 101 kcal