Assine Já
domingo, 09 de agosto de 2020
Região dos Lagos
26ºmax
15ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 4814 Óbitos: 285
Confirmados Óbitos
Araruama 820 56
Armação dos Búzios 357 9
Arraial do Cabo 120 12
Cabo Frio 1591 95
Iguaba Grande 334 23
São Pedro da Aldeia 748 39
Saquarema 844 51
Últimas notícias sobre a COVID-19
A NATUREZA AGRADECE

Mergulhadores retiram 100 Kg de lixo do fundo do mar em Cabo Frio

Ação da associação de operadoras ocorreu próximo à Ilha dos Papagaios neste domingo (12)

13 julho 2020 - 20h55Por Rodrigo Branco

Sob o cenário paradisíaco emoldurado por águas claras, o retrato do desleixo e irresponsabilidade com o meio ambiente. Mergulhadores de seis operadoras de Cabo Frio retiraram cerca de 100 Kg de lixo plástico e outros materiais do fundo do mar, nas proximidades da Ilha dos Papagaios, tradicional ponto de exploração subaquática. A ação foi promovida pela Associação Cabofriense das Empresas de Mergulho e Atividades Relacionadas (Acemar), neste domingo (12).

Os mergulhadores encontraram desde restos de balão de aniversário a embalagem de picanha e rolha de garrafa de champanhe, além de muitas sacolas plásticas, garrafas pet e copos descartáveis, resíduos que podem ferir e até matar os animais marinhos que circulam pela costa da região. 

O instrutor de mergulho Cassiano Ricardo Jordão, proprietário da Alpha Dive, uma das empresas integrantes da Acemar, explica que o objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre o impacto negativo que o lixo descartado de forma inadequada traz ao ambiente marinho e costeiro, do qual a Humanidade depende para sobreviver. Segundo Cassiano, esse tipo de ação já acontece em outras cidades do mundo e acontecerá novamente em Cabo Frio. 

O instrutor espera que o movimento ambiental ganhe corpo a partir de agora e ajude a desenvolver a atividade turística em relação ao mergulho.

– Em breve faremos novamente. A ideia é trazer o maior número de pessoas possível para dentro, fazendo crescer e ter cada vez mais força. Inclusive, queremos levar para dentro das escolas, queremos ajudar no desenvolvimento de uma consciência de preservação global, mostrando que não existe lado de fora. Vamos proteger os nossos mares e, você, cidadão cabofriense, venha conhecer as maravilhas que estão a poucos minutos de nossas casas, aventure-se, venha mergulhar com a gente – convida. 

Ao todo, participaram da ação em torno de 20 mergulhadores das operadoras Acquaword; Alpha Dive; Barracuda; Ecodiving; Kraken e Litoral Sub. Os resíduos retirados passaram por triagem para receberem a destinação adequada.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.

Leia Também

POR VOLTA DAS 3H
Quatro pessoas se envolvem em briga e confusão dentro da UPA de Cabo Frio
Caso aconteceu na madrugada deste sábado (3)
Homem acusado de estuprar criança de oito anos é detido em Araruama
CRIME
Homem acusado de estuprar criança de oito anos é detido em Araruama
O NOVO NORMAL
Novo decreto libera empresas e atividades onshore da indústria de óleo e gás em Macaé
Liberação do funcionamento de todos os segmentos acontece de forma progressiva
Prefeitura de Cabo Frio recolhe cerca de 15 toneladas de lixo em local utilizado para descarte irregular
NESTA SEXTA
Prefeitura de Cabo Frio recolhe cerca de 15 toneladas de lixo em local utilizado para descarte irregular