sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AÇÃO SUBMERSA

Mergulhadores fazem limpeza de reservatórios na Estação de Tratamento de Água da Prolagos

Procedimento inovador é realizado com os taques cheios e não impacta abastecimento dos municípios atendidos pela concessionária

28 outubro 2020 - 18h07Por Redação

Os reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos passaram por procedimento inovador de limpeza com auxílio de uma equipe de mergulhadores especializados. A medida, que faz parte da preparação da concessionária para o verão, foi executada com os tanques cheios e a unidade em plena operação, evitando desperdícios, sem impactar a produção e com a distribuição de água normalizada para os municípios atendidos pela empresa.

O trabalho é semelhante à limpeza de piscina, com a aspiração do material sedimentado. No lugar da haste, é o mergulhador quem guia o equipamento garantindo a efetividade da ação. Para evitar qualquer tipo de contaminação, o especialista usa uma vestimenta impermeável, hermeticamente fechada sobre um macacão térmico de Neoprene. Na cabeça, uma máscara full face, espécie de capacete integralmente vedado, completa a proteção. Nele estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água.

Todo o trabalho é acompanhado por um mergulhador supervisor, que de fora do reservatório monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água, garantindo a segurança da operação. Essa comunicação permite a solicitação de alguma ferramenta ou de mais mangueira para ampliar a área de atuação. Para redobrar os cuidados, os mergulhadores contam ainda com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical, se a comunicação por voz falhar, o profissional faz contato movimentando esta mangueira.

Com a técnica, o reservatório composto por três câmaras com capacidade total de 3,6 milhões de litros de água, o equivalente a duas piscinas olímpicas, foi higienizado em apenas dois dias. “Um dos diferenciais deste tipo de trabalho é a agilidade e é por isso que investimos em inovação na Prolagos para que as operações sejam feitas com eficiência e segurança, garantindo qualidade e evitando qualquer tipo de contratempo para o usuário”, comenta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, lembrando que não houve parada na produção ou distribuição de água durante todo o serviço.