quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Mergulhador encontra no mar de Arraial peça de avião que pode ser da 1ª Guerra

Peça que integraria o conjunto da hélice estava a 17 metros de profundidade, ao norte do Boqueirão

21 fevereiro 2019 - 09h17
Mergulhador encontra no mar de Arraial peça de avião que pode ser da 1ª Guerra

O mergulhador Jorginho de Paula encontrou uma peça que pode ser histórica no mar de Arraial do Cabo. Contratado por um empresário para resgatar uma peça da embarcação, Jorginho se deparou com outra peça no fundo do mar: uma que integraria o conjunto da hélice que pode ser de um avião  usado na 1ª Guerra Mundial (1914-1918). Acompanhado de mais dois integrantes da equipe de resgate, Mateus e Assis, o experiente mergulhador levou um susto quando se deparou com a peça, que demorou umas três horas para ser resgatada e estava a 17 metros de profundidade, ao norte do Boqueirão, em Arraial do Cabo.

"Foi umas 6h da manhã. A gente estava fazendo o resgate da peça de uma embarcação que foi perdida de uma escuna, e aí encontrei a hélice. Chamou a atenção porque era uma peça estranha, que nunca vi, e o rapaz que trabalha comigo acessou a internet para fazer uma consulta. Eu pensei: ou é de avião ou de navio. Aí ele descobriu que era de avião. Foi aí que percebi que era algo importante e comuniquei a Capitania dos Portos, que enviou perito, mecânico e constataram que era peça de avião de caça e que era da 1ª Guerra Mundial", contou Jorginho, que ressaltou que o episódio também foi acompanhado por representantes da Marinha do Brasil e Ibama. 

A peça pesa em torno de 300 kg e foi levada para a Praia dos Anjos. O mergulhador, que tem mais de 30 anos de profissão, espera que as autoridades decidam o destino dela. Arraial do Cabo esteve na rota das grandes guerras e, inclusive, o livro "K'36, O Zeppelin Que Caiu no Cabo", de Leandro Miranda (Sophia Editora), conta a história da queda do dirígel no mar da cidade em 1944, na segunda guerra. 

- A nossa história é muito rica e deveria ser mais bem explorada turisticamente. Olhando a foto me parece ser parte do motor do avião - disse o escritor Leandro Miranda, que imediatamente fez contato com o mergulhador Jorginho. 

A Folha entrou em contato com a Marinha do Brasil para obter informações oficiais sobre o material encontrado e aguarda resposta.

*Atualizada às 11h50