Assine Já
segunda, 25 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22503 Óbitos: 742
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2960 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6068 247
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Mercado de moda praia fluminense prevê aumento de 30% nas vendas no verão 2020

Estimativa foi feita pela Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis, em Cabo Frio

15 outubro 2019 - 20h13
Mercado de moda praia fluminense prevê aumento de 30% nas vendas no verão 2020

Além de ser aguardado por muitos moradores do Rio de Janeiro, o verão também é a estação mais esperada pelos empresários e comerciantes de Cabo Frio, na Costa do Sol fluminense. Lá está localizada a Rua dos Biquínis, um dos principais polos industriais de moda praia do Brasil. A projeção de vendas para o próximo verão está otimista: a Associação Comercial Industrial da Rua dos Biquínis (ACIRB) prevê um aumento de 30% com relação ao verão 2019.

- O lançamento da coleção 2020 foi realizado agora, no início de outubro. Para o verão do ano que vem, estamos com a expectativa de vender 30% a mais do que na estação passada. Geramos, em média, 12,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos nas 120 lojas instaladas na Rua dos Biquínis, o que nos credencia como a capital da moda praia no Rio de Janeiro e no país – explica o presidente da ACIRB, Armando Braga.

Com uma grande representatividade econômica, o mercado de moda praia do Rio de Janeiro é, desde 2007, um Arranjo Produtivo Local (APL). A ação de promoção e desenvolvimento do APL, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, tem o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento regional, de acordo com as vocações econômicas locais.

- Para o APL de moda praia, nossos esforços estão concentrados no trabalho em conjunto com as empresas para a divulgação dos produtos em feiras, como a Veste Rio, por exemplo. O Estado é um vetor para o desenvolvimento, sem interferência no livre mercado. Queremos que as empresas aprimorem a gestão e fortaleçam a própria cadeia interna fluminense. A máxima do APL é cooperar antes de concorrer – explicou o subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Felipe Cáceres.

Investimento em marketing e novos canais de vendas

A empresária Ielra Vitter, da marca Enseada Brands, também acredita que haverá um incremento das vendas no verão 2020 em torno de 20%. Com duas lojas na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, e outra em Búzios, no município vizinho da Costa do Sol, a comerciante tem investido em estratégias de marketing e na abertura de novos canais de vendas.

- Fizemos um novo catálogo, com fotos dos nossos produtos, como parte da divulgação junto à rede hoteleira de Cabo Frio e região. Outra iniciativa que estamos desenvolvendo são as vendas online. O mercado brasileiro é forte, principalmente com vendas para os estados de São Paulo, Espírito Santos e Minas Gerais. O que nos ajuda muito é o crescimento do turismo para as cidades litorâneas do estado, que está sendo incentivado pelas autoridades governamentais – afirmou Ielra.

O que é um APL

Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas que apresentam a mesma especialização produtiva e estão localizadas no mesmo território. Portanto, mantém vínculos de cooperação, interação, articulação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de apoio, agências financiadoras, entre outros. Atualmente, são sete APLs no Rio de Janeiro: Rochas Ornamentais, no Noroeste Fluminense, Metal Mecânico, no Médio Paraíba, Cluster Automotivo, na região Sul Fluminense, Moda Íntima, em Friburgo, Moda Praia, em Cabo Frio, Cachaça Artesanal, no Vale do Café, e Cerveja Artesanal, na Região Serrana.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.