sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
CONCURSO PÚBLICO

Mais de 16 mil pessoas participam da disputa no primeiro fim de semana de provas em Cabo Frio

De acordo com o cronograma, próximas provas serão realizadas em setembro

25 agosto 2021 - 10h31Por Redação
Mais de 16 mil pessoas participam da disputa no primeiro fim de semana de provas em Cabo Frio

Mais de 16 mil pessoas disputaram, no último fim de semana, vagas de Docente I e Docente II (Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português), Inspetor Escolar, Orientador Educacional e Supervisor Escolar no concurso público realizado pela Prefeitura de Cabo Frio. Os questionários foram aplicados em 26 unidades escolares dos dois distritos. 

Ao todo, 66.195 pessoas realizaram inscrição para os quatro editais que, juntos, oferecem 980 vagas em diversos níveis de escolaridade, incluindo cadastro de reserva, com salários que variam de R$ 998 a R$ 5.018,98. As inscrições terminaram dia 13 de dezembro.

Inicialmente marcado para 2020, o certame foi adiado algumas vezes. Por conta disso, o Ministério Público chegou a acionar a Justiça. Em pedido feito à 2ª Vara Cível de Cabo Frio, o órgão ressaltou que um TAC havia sido celebrado obrigando a administração municipal a realizar o concurso público, “uma vez que existem cargos essenciais para os quais não há servidor efetivo e a demanda por profissionais é patente em todas as áreas, fazendo com que a Prefeitura lance mão de contratações temporárias irregulares”.

A última alteração aconteceu em maio deste ano, em acordo com o Ministério Público devido ao aumento dos casos de Covid-19 em Cabo Frio, e também em atendimento às decisões da Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, proferidas nos autos do processo 0008703-57.2015.8.19.0011.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibam), o primeiro fim de semana de provas ocorreu de forma tranquila, sem nenhum tipo de ocorrência nem desclassificação por descumprimentos das regras previstas em edital. Também contou com rigor na aplicação dos protocolos de segurança no combate à disseminação do vírus da Covid-19. 

Para acessar o local das provas, os candidatos eram obrigados a passar por um tapete sanitizante para desinfecção dos calçados. Também foram disponibilizados totens com álcool gel para higienização das mãos, além de frascos disponíveis nas salas de aplicação das provas. O uso de máscaras foi obrigatório, sendo permitida a retirada somente no momento de conferir o rosto com o documento oficial de identificação. Dentro das salas, os candidatos foram dispostos a um metro e meio de distância uns dos outros.

Para garantir que todos os candidatos seguissem os protocolos de segurança, o Ibam contou com o apoio dos diretores das escolas onde ocorreram as provas. O secretário municipal de Administração, Ruy França, também esteve nas unidades acompanhando de perto todo o processo.

- Depois de mais de uma década sem a realização de concurso público no município, a gestão do prefeito José Bonifácio viabiliza condições para que novos servidores efetivos passem a compor o quadro de funcionários da administração pública. Essa ação garante o fortalecimento do funcionalismo público e a manutenção da eficácia dos serviços fornecidos à população - enfatizou.

O próximo fim de semana de provas será nos dias 11 e 12 de setembro, quando serão aplicados os questionários para os concorrentes às vagas de Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Biólogo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico de Ambulatório (Especialistas), Médico Módulo de Família, Médico Socorrista, Nutricionista, Odontólogo , Psicólogo, Arquiteto, Economista, Engenheiro Ambiental, Engenheiro (Civil), Engenheiro Civil, Procurador Jurídico, Psicopedagogo e Turismólogo.

Confira o cronograma:

GRUPO 2 - APLICAÇÃO DAS PROVAS DO EDITAL Nº 02/2020 
11/09/21 (tarde): Enfermeiro e Fisioterapeuta 
12/09/21 (manhã): Assistente Social, Biólogo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico de Ambulatório (Especialistas), Médico Módulo de Família, Médico Socorrista, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo 
12/09/21 (tarde): Arquiteto, Economista, Engenheiro Ambiental, Engenheiro (Civil), Engenheiro Civil, Procurador Jurídico, Psicopedagogo e Turismólogo 

GRUPO 3 - APLICAÇÃO DAS PROVAS DO EDITAL Nº 03/2020 
25/09/21 (tarde): Técnico de Enfermagem 
26/09/21 (manhã): Agente Administrativo 
26/09/21 (tarde): Auxiliar de Classe. 
10/10/21 (manhã): Auxiliar em Saúde Bucal, Cuidador, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Fiscal de Transporte, Fiscal Fazendário, Fiscal Fundiário, Fiscal Sanitário, Gestor Ambiental, Secretário Escolar, Técnico de Laboratório, Técnico de Necropsia, Técnico de Radiologia e Técnico Massagista 
10/10/21 (tarde): Inspetor de Alunos 

GRUPO 4 - APLICAÇÃO DAS PROVAS DO EDITAL Nº 04/2020 
17/10/21 (manhã): Agente de Postura, Auxiliar de Necropsia e Guarda Marítimo e Ambiental 
17/10/21 (tarde): Coveiro e Cozinheiro