Prefeita interina de Cabo Frio desde a última sexta-feira (22), Magdala Furtado participou hoje da primeira agenda oficial: a reinauguração da ala emergencial do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança. A partir de agora o local passará a contar com atendimento emergencial pleno, adulto e pediátrico, incluindo uma gama ainda maior de serviços hospitalares, com funcionamento 24 horas por dia.
Durante a cerimônia de posse, na última sexta-feira, a agora prefeita interina disse que ainda não tem plano de trabalho definido, mas apontou que áreas de saúde e educação estão entre as prioridades.
– Eu preciso tomar pé da situação, e isso eu só vou saber a partir de segunda-feira. Já agendei uma reunião com o secretariado porque eu preciso saber em que pé anda tudo. Neste momento não tenho nem como dizer quais projetos estão em andamento. Num primeiro é isso que eu preciso fazer: sentar e tomar pé da situação, saber o que está acontecendo.
Nesta segunda (25), Magdala ainda não sabia dizer quais projetos seriam prioridade, mas afirmou que saúde e educação estão entre eles.
– Sem dúvida esses são os primeiros pontos que a gente tem que olhar. Já andei conversando para que a gente possa mexer em alguma coisa, melhorar um pouco a vida das pessoas. Já estou começando a mexer em alguma coisa, pra começar a mexer na saúde, na educação, e por aí a gente vai, devagarinho – informou em entrevista a uma emissora de TV local.
Eleita vice-prefeita em 2020, Magdala Furtado assumiu o cargo de chefe do Executivo após o prefeito José Bonifácio se afastar para tratamento de saúde. A posse aconteceu em solenidade na Câmara de Vereadores. Além de ser a primeira mulher prefeita de Cabo Frio, ela também é a primeira representante do distrito de Tamoios a ocupar a cadeira de chefe do Executivo municipal. Ao falar sobre o feito histórico, ela disse viver um misto de sentimentos.
– A felicidade é muito grande, mas a gente sente um pouco de tristeza por conta do momento em que nosso prefeito se encontra, com problemas de saúde.
No último dia 31 de março, Bonifácio anunciou a descoberta de um nódulo no fígado, que foi retirado em cirurgia realizada no último dia 8, no Complexo Hospitalar de Niterói. De acordo com a equipe médica, a recuperação acontece de acordo com o previsto. Antes disso, em 2019, ele já havia anunciado a cura de um câncer no pâncreas.