sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
TRISTEZA

Luto: Cabo Frio perde a filantropa Joelma Fidalgo

Empreendedora social faleceu na noite de sábado após complicações por Covid-19

29 agosto 2021 - 10h38Por Redação
Luto: Cabo Frio perde a filantropa Joelma Fidalgo

Faleceu na noite deste sábado (28), aos 76 anos, após complicações por Covid-19, a filantropa Joelma Pereira Fidalgo. Dedicada inteiramente às  causas sociais e filantropia, foi fundadora das Apaes da região e do projeto  “Idosos com Amor”. Ela estava há 22 dias internada na Clinerp, em Cabo Frio.

Joelma foi presidente das Amigas da Mama e responsável pela Casa Família de Apoio ao Deficiente. Sempre lutou pela inclusão.Deixa viúvo Elson Fidalgo, aposentado da Companhia Nacional de Alcalis, casal de filhos e netos. O sepultamento será às 15 horas de domingo (29), no Cemitério Santa Isabel, no Portinho.

Em 2010, foi criado na Câmara Municipal o Diploma Joelma Fidalgo, que anualmente homenageia as mulheres de Cabo Frio que desempenham relevante atuação social.

A história de Joelma Fidalgo se confunde com a história da Apae pela sua participação ativa em fóruns, conferências, seminários e congressos. A Apae foi seu primeiro empreendimento institucional. Até então realizava, trabalhos voluntários nas favelas como catequista, acompanhando o Frei Euclides, pároco da Igreja Nossa Senhora da Assunção.

"Uma pequena mais do que notável" foi o título de uma das dezenas de matérias que Folha dos Lagos dedicou a Joelma Fidalgo, material que inspirou enredo de escola de samba.

Em 2012, criou a Árvore do Saber, dispondo livros em árvores na esquina das Ruas Nossa Senhora Aparecida e Getulio Vargas, no Jardim São Francisco. Ali, recentemente, começou a se divertir cantando e contando histórias ao lado dos amigos, que denominaram o encontro de "Seresta para Joelma".