sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Detran

Licenciamento anual digital já está disponível para os motoristas do estado do Rio

CRLV para celular substitui documento de papel que não é mais de porte obrigatório

25 agosto 2019 - 14h41Por Redação I Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)
Licenciamento anual digital já está disponível para os motoristas do estado do Rio

O Detran-RJ já disponibiliza o serviço de licenciamento anual 2019 na versão digital. Agora, todos os veículos de placas de 0 a 6, que já pagaram a GRT e o seguro Dpvat, estão regulares e podem circular sem transtornos. Com as taxas quitadas, a versão CRLV fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Serpro. Caso o motorista queira obter o documento impresso, basta ir a uma unidade de veículo, seguindo sempre o calendário de entrega. "Nós só estamos facilitando a vida das pessoas. A via digital do CRLV vale para mostrar a regularização do veículo. Não precisa correr para retirar o documento físico", ressalta Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran.

A versão do CRLV para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como ressalta o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel, mas a emissão tem uma condição óbvia: o veículo precisa estar devidamente regularizado, ou seja, com as taxas pagas.

É importante lembrar que os proprietários de veículos com placas de 0 a 2 e que pagaram a GRT, já estão regulares e podem retirar a via impressa do documento indo a uma unidade de veículo, sem necessidade de agendamento.

Para os veículos de placas de 3 a 6, é necessário agendar a retirada do documento no site www.detran.rj.gov.br ou nos telefones 3460-4040 ou 3460-4041 (Região Metropolitna) e 0800 020 4040 ou 0800 020 4041 (interior), caso o motorista queira ter em mãos a versão impressa.

Para ter o documento impresso, é preciso apresentar o CRLV anterior (ou sua a versão digital) ou o certificado de registro do veículo (CRV). No caso dos proprietários de placas 7, 8 e 9, é necessário aguardar ainda a abertura do calendário.

Veja como ter o CRLV digital
1- Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019.
2- Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.
3- Insira seu CPF.
4- Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.
5- O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.
6- Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.
7- Clique no botão ‘+’.
8- Clique em ‘Incluir CRLV digital’.
9- Insira o número do Renavam.
10- Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.