quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Cabo Frio

Lençóis do Peró, um desconhecido paraíso

Novo cartão-postal de Cabo Frio passará a ser atrativo turístico no próximo verão

17 setembro 2019 - 08h00
Lençóis do Peró, um desconhecido paraíso

A Região dos Lagos terá no próximo verão um novo atrativo turístico: os Lençóis do Peró. O anúncio foi feito pelo Secretário municipal de Turismo de Cabo Frio, Paulo Cotias, após uma visita técnica a uma área inexplorada das Dunas do Peró, com acesso pela Estrada do Guriri (RJ-102) ou pela praia. A região, que precisa ser sinalizada, possui vários ecossistemas, lagoa, vegetação nativa de restinga e trilhas de nível moderado.
Os Lençóis do Peró atraíram a atenção do secretário depois da postagem das fotografias do guia Henrique Nascimento, que possui autorização do Inea para promover o ecoturismo nas áreas de conservação da Região dos Lagos. As dunas estão na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil e próximas ao local onde seria construído o 
Club  Med.
– A exploração turística deste local, após consulta ao Inea, é para já. É um espaço excelente para o ecoturismo e para o lazer das famílias. Com as outras ações programadas com foco no projeto Bandeira Azul, a nossa intenção é transformar o Peró num polo indutor de turismo na Região dos Lagos, com um mix de atrativos – anunciou Cotias.
Henrique Nascimento disse que fez as fotografias depois que foi ver uma baleia que encalhou no meio da praia do Peró, onde acabou sendo enterrada.
– Na volta, resolvi entrar nas dunas e fiz as fotografias de locais que considero fantásticos para o ecoturismo e que ainda não são explorados. É preciso que se faça o manejo e que as visitas sejam feitas com guias autorizados pelo Inea – alertou.
O biólogo Octávio Menezes, dos Amigos do Peró, que participou da visita técnica, disse que, em votação nas redes sociais, foi escolhido o nome Lençóis do Peró para identificar o local, que fica em frente ao Condomínio dos Pássaros e lembra os Lençóis Maranhenses.
– O local é um ecossistema rico em vegetação, fauna e beleza natural. Precisa de serviços de manejo, como a supressão de exóticas casuarinas, em boa quantidade nas proximidades das dunas. Bom também se estabelecer horários para a visitação, principalmente em dia de sol forte, após a sinalização. Também é necessário um estudo mais aprofundado da lagoa e do riacho que se forma com sua água. A beleza natural é incrível – elogiou o biólogo.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.