Assine Já
sábado, 16 de outubro de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Lagoa de Araruama atrai praticantes de esportes de aventura

Local é considerado uma das melhores raias do Brasil

13 abril 2021 - 14h36Por Redação

Quem costuma admirar as águas calmas e cristalinas da Lagoa de Araruama não imagina que o local é uma das melhores raias para a prática de esportes do Brasil. Com 220 km², cortando os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio, a maior laguna hipersSalina em estado permanente do mundo, atrai praticantes de diversas modalidades esportivas.

A triatleta Monike Azevedo treina e oferece aulas de triatlo para crianças e jovens em Iguaba Grande. Ela explica que a laguna proporciona trechos de fácil acesso, localização privilegiada, com águas tranquilas e seguras para os banhistas.

“A lagoa corta toda a cidade e fica bem pertinho de casa. Pra mim que faço natação, quando vamos vai respirar é como se estivéssemos nadando em uma piscina. Mas essas águas não atraem só praticantes de nado, elas são propícias também para stand up paddle, kitesurf, canoa havaiana. O esporte na lagoa é sinal de vida, a lagoa está viva” – fala a triatleta.

Em Arraial do Cabo, o Cassinho possui uma escolinha de kitesurf. Ele afirma que a pouca ondulação e a ausência de barreiras na água, tornam o local especial para quem deseja iniciar no esporte.

“A laguna é bem extensa, tem águas rasas, transparentes e quentes. Quando o aluno chega, não vê muitos obstáculos e se sente mais seguro para o aprendizado. Aqui é espetacular” – diz o instrutor Cassinho da Silva.

A recuperação da Lagoa de Araruama tem contado com a contribuição do trabalho da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. De acordo com a empresa, ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, segundo o Instituto Trata Brasil.

Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.