quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AÇÃO CIVIL PÚBLICA DO MPF

Justiça Federal determina que Arraial do Cabo faça adequações no Portal da Transparência

Multa diária para o município é de R$ 1 mil, caso não cumpra decisão no prazo de 60 dias

23 janeiro 2020 - 17h12Por Redação
Justiça Federal determina que Arraial do Cabo faça adequações no Portal da Transparência

O Tribunal Regional Federal da da 2ª Região (TRF-2) negou recurso da Prefeitura de Arraial do Cabo e confirmou decisão que obriga o município a promover adequações no Portal da Transparência. O prazo para que isso ocorra é de 60 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento injustificado da determinação judicial. O processo foi gerado a partir de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) de São Pedro da Aldeia, com base na Lei Complementar n° 101/2000 e na Lei n° 12.577/2011 (Lei de Acesso à Informação). A decisão do juiz federal José Carlos da Frota Matos é de 8 de dezembro do ano passado, mas foi publicada no último dia 14. 

Segundo o MPF, o objetivo da ação foi obrigar o município a promover a correta implantação do Portal da Transparência, para deixar de omitir diversas informações exigidas pela legislação. A Lei da Transparência estabeleceu prazos diversos para o cumprimento de suas determinações para União, estados, municípios e Distrito Federal. Contudo, até maio de 2013. Já a Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e tem como propósito regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas do país. A lei traz vários conceitos e princípios norteadores do direito fundamental de acesso à informação, bem como estabelece orientações gerais quanto aos procedimentos de acesso.

Em nota, a Prefeitura de Arraial disse que essa se trata de uma ação de 2016, distribuída para todas as gestões. Segundo o município, hoje, a prefeitura "publica tudo, inclusive licitações e diário oficial, que não era divulgado antes de 2017".
 
Transparência na Região dos Lagos – Em outubro de 2018, o MPF obteve sentença favorável em ação civil pública para que o município de Araruama implementasse, de forma correta, o Portal da Transparência. Em julho de 2018, outra sentença condenou o município de Armação dos Búzios na obrigação de regularizar as pendências encontradas no site da prefeitura, como é o caso de links que não estavam disponíveis para consulta, sem registros ou que direcionam para arquivos corrompidos, e que promoveriam a correta implantação do portal da transparência.
 
(*) Matéria atualizada às 18h30.