sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Jazz e Blues faz Arraial ter boa expectativa de ocupação

Evento é um dos atrativos da cidade para as férias; em Cabo Frio, previsão da rede hoteleira é ruim

17 julho 2019 - 10h11
Jazz e Blues faz Arraial ter boa expectativa de ocupação

TOMÁS BAGGIO

 

O Festival de Jazz e Blues de Arraial do Cabo é a principal aposta da cidade para atrair turistas neste período de férias escolares. O evento, que será realizado no próximo fim de semana, terá abertura de Ed Motta e inclui atrações internacionais. Segundo o secretário de Turismo, Olavo Carvalho, a previsão é de ocupação superior a 50% na rede hoteleira da cidade.

– Estamos com alguns eventos pontuais neste período de férias escolas, como festas juninas, e teremos o Jazz e Blues como evento principal do período. Estamos prevendo a chegada de cerca de 50 mil turistas nesta quinzena que irão ficar hospedados na cidade. Se contarmos as idas e vindas no período, como as pessoas que vêm apenas para passeios de barco, por exemplo, será um movimento superior a 100 mil turistas – contabiliza o secretário.

De acordo com ele, somente no último fim de semana, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Cais da Praia dos Anjos em busca de passeios de barco. O movimento de passeios de barco tem sido alto também nos dias de semana, segundo Olavo.

– O fluxo diário para passeios de barco tem sido de cerca de 4 mil pessoas por dia. E isso aumenta significativamente nos fins de semana –  apontou.

O músico Leo Barreto, produtor do Festival de Jazz e Blues, argumenta que o atrativo do evento é a qualidade da grade de shows que está programada entre sexta e domingo.

– A expectativa é a melhor possível. Novamente estamos trazendo um bluesman internacional, o Lorenzo Thompson, de Chicago (EUA), além de grandes nomes da música como o lendário guitarrista Luiz Carlini (da banda Tutti Frutti com Rita Lee), a banda Blues Etilicos, que é a banda de blues mais conhecida do Brasil, além do Ed Motta, conhecido nome da música brasileira, e também outros artistas da região. O público ainda vai ter uma praça de alimentação com cervejas artesanais, gastronomia variada, expositores de vinhos e espumantes, além de área kids, proporcionando oportunidade de lazer para toda a família – cita Leo.

Cabo Frio com baixa ocupação

Ao contrário de Arraial do Cabo, em Cabo Frio a rede hoteleira está menos empolgada com o período. Segundo o presidente da Associação de Hotéis, Carlos Cunha, a previsão para a segunda quinzena é de 40% de ocupação nos leitos da cidade. 

– Estamos com a ocupação bem baixa. No fim de semana atingimos 50%, mas durante a semana estamos com apenas 30%. No ano passado a segunda quinzena de julho ficou com média em torno dos 60%. Desta vez a expectativa é de média em torno de 40% – afirma ele.

Para Cunha, entre os motivos da queda estão “crise financeira, falta de atrativos além da praia em Cabo Frio, tempo frio, mal cuidado com a cidade e um histórico ruim nos últimos feriados”.

Na semana em que a atual gestão da Prefeitura completa um ano, ele afirma que uma guinada no turismo depende de mais recursos e incentivos para o setor.

– A gestão está muito tímida, sem recursos ou incentivos. Em 12 meses já estamos no segundo secretário. Os planos existem, a boa vontade também. Mas sem recursos e apoio, fica difícil. As secretarias devem trabalhar em conjunto, com o prefeito apoiando, coordenando e autorizando a liberação de recursos – acredita.

Em nota, a Secretaria de Turismo informou que a nova gestão da pasta busca soluções para auxiliar o trade na consolidação do conceito de “melhor temporada”, neste período  de baixa. Para isso, desenvolve o projeto “Territórios Turísticos”, que vai organizar e administrar de modo mais eficiente as áreas de interesse e potencial turístico da cidade. Através do “Territórios”, direcionará as demandas de infraestrutura, sobretudo as relacionadas à calçamento, urbanização e ordenamento. A Secretaria também busca parcerias e investimentos para sinalização turística e asfaltamento de acessos das RJs. Além disso,  está reativando o Conselho Municipal de Turismo, para a promoção de um calendário próprio para a pasta. Junto ao trade está pensando na construção de novos atrativos para o destino, sobretudo nas áreas de gastronomia, esporte, negócios e turismo histórico.