quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
BAIRRO DEBAIXO D'ÁGUA

Jardim Esperança sofre com chuva e falta de manutenção

Moradores reclamam da falta de limpeza nos bueiros, o que colabora para os alagamentos

03 março 2020 - 19h43Por Tomás Baggio

A chuva que atingiu a região nos últimos dias causou transtornos aos moradores do bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. Moradores, comerciantes e funcionários do comércio local reclamam da grande quantidade de buracos nas ruas. Outro problema, segundo eles, é a falta de limpeza nos bueiros, o que colabora para o entupimento das redes de escoamento da água da chuva, colaborando para as inundações no bairro.

Quem conhece o problema e sabe que ele se repete a cada chuva, já trata de se prevenir. Por isso, o atendente Antônio Carlos Almeida, que mora no Peró e trabalha em uma banca de jornal no Jardim Esperança, trocou a motocicleta pelo transporte de aplicativo.

– Eu venho trabalhar de moto, mas com essa chuva eu já sabia que não era a melhor opção. O bairro aqui está com muitos buracos, fica perigoso. Vira e mexe tem carro quebrado por causa disso. Acho que a limpeza teria que ser melhor. E também falta lixeiras na rua – aponta ele.

Próximo à banca em que ele trabalha, a moradora Vitória Garcia passava com a enteada. Para atravessar a rua, precisou enfrentar um trecho alagado.

– A gente tem que passar por essas ruas cheias de água, com risco de cair em um buraco, perder o calçado, se machucar... a situação está precária. Quando chove as ruas ficam cheias de lama e não tem limpeza nenhuma – conta ela.

A atendente Leidimara Joaquim afirma que a situação em muitas ruas é ainda pior.

– Aqui no centro até que está limpo se for comparar com as ruas de dentro do bairro. A minha rua, Moacir Moreira, está muito suja. O caminhão de lixo só passa duas vezes na semana, mas as pessoas não produzem lixo só duas vezes na semana, não é mesmo? Quando alaga a gente fica correndo o risco de cair em um bueiro e pegar doença – afirma.

Não são poucos os casos de lojas que já tiveram perda de mercadorias por causa de alagamentos. Para tentar se prevenir, o lojista Edmar Silva aumentou o nível do chão da loja, que fica um degrau acima da altura da calçada. Mesmo assim, ainda encontra problemas quando chove muito. Com isso, passou a tirar todas as mercadorias do nível do chão, todas as noites, ao fechar a loja.

– Eu trabalho e moro aqui na Ézio Cardoso da Fonseca. Quando dá uma chuva forte, sempre alaga. A sorte é que desta vez foi uma chuva constante, mas não foi tão forte. Mas muita gente aqui já perdeu mercadoria. É muita terra nesses bueiros, não tem limpeza. É só olhar ali no bueiro para ver a quantidade de terra. Essa parte de saneamento básico e asfalto deixa muito a desejar – explica.

A atendente Kassiane Fernandes, que mora em São Pedro da Aldeia e trabalha em uma loja de roupas de praia no Jardim, também já passou pelo mesmo problema de ter que tirar água de dentro da loja.

– Já aconteceu de chegarmos aqui e a loja estar toda alagada. Aí foi aquele desespero de tirar tudo e fazer a limpeza. É uma rotina, sempre que chove ficamos nessa tensão – declarou ela.

A Prefeitura de Cabo Frio foi procurada pela reportagem, com questionamentos sobre os serviços de limpeza das galerias pluviais e de operações tapa buracos no Jardim Esperança. Na nota a Prefeitura não menciona o bairro, mas afirma que a manutenção de ruas e galerias é feita em toda a cidade. Pede, ainda, que a população não jogue lixo nas ruas.  Sobre os buracos não houve resposta.

“A Secretaria de Obras informa que realiza manutenção preventiva e limpeza constantes nas ruas e galerias pluviais da cidade. A Secretaria conta ainda com o apoio da população para que não descarte lixo nas ruas. Os materiais descartados irregularmente entopem as galerias e, em períodos de chuvas fortes, podem provocar alagamentos”, diz a nota da Prefeitura de Cabo Frio.