quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
33°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
São Pedro

Integrantes do Projeto Arvorecer se reúnem no horto escola para debater arborização do município

Como parte das atividades do projeto,foi realizado um trabalho de plantio de mudas de palmeiras jerivá e bromélias

08 agosto 2019 - 17h47Por Redação I Foto: divulgação
Integrantes do Projeto Arvorecer se reúnem no horto escola para debater arborização do município

Na quarta-feira (07), os integrantes do projeto Arvorecer se reuniram no Horto Escola Artesanal para tratar sobre a continuidade do cronograma de ações de arborização no município. Como parte das atividades do projeto, a Secretaria de Ambiente deu início, na última semana, a um trabalho de plantio de mudas, entre palmeiras jerivá e bromélias, ao longo do canteiro central da Rodovia RJ-106, na altura do bairro Balneário. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, iniciativa privada e sociedade civil organizada, e tem como objetivo ampliar as áreas verdes na cidade, além de fomentar a educação ambiental.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, esteve presente em mais uma reunião do grupo de trabalho. “A grande importância desse projeto, além do aspecto paisagístico, é o processo de educação ambiental. Privilegiamos o plantio de espécies bem adaptadas a cada local e, de preferência, nativas. A ideia é criar ambientes mais aprazíveis, em espaços comunitários, praças, canteiros e vias públicas”, destacou.

Além do plantio de mudas na entrada e na praça do bairro São João, as ações do grupo de voluntários do Arvorecer também já chegaram às orlas da Praia Linda e do Balneário São Pedro com plantio de árvores e distribuição de mudas frutíferas e ornamentais para a comunidade. O trabalho nas orlas contou com a parceria da ONG Mar Sem Lixo e recolheu mais de 500 quilos de lixo.

A última reunião do grupo de trabalho do Arvorecer discutiu o planejamento de novas parcerias e visitas a escolas municipais e Associações de Moradores; bem como as datas e locais das próximas ações. Durante o encontro, o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Primavera, Heleno Morão, e o morador do loteamento Bosque dos Lagos no bairro Balneário, Marcelus Edgern, apresentaram suas demandas aos integrantes do projeto e discutiram, em conjunto, futuras ações de arborização para as localidades.

Também participaram da reunião o professor das Escolas do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Ubirajara Ramos Barenco, o presidente da Associação de Moradores do Balneário São Pedro, Alberto Valente Habbib, e o biólogo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Flávio Gomes.