quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ARTE

Inscrições para o prêmio São Pedro Cultura Viva estão abertas

Inscrições seguem até o dia 6 de dezembro

14 novembro 2020 - 11h41Por Redação

As inscrições para o prêmio São Pedro Cultura Viva já estão abertas e guem até o dia 6 de dezembro. A seleção faz parte dos recursos da Lei de auxílio emergencial Aldir Blanc e vai conceder prêmios de R$ 5.000,00 a R$28.064,08 para projetos promovidos por agentes culturais do município, que tenham atuação comprovada em qualquer segmento artístico cultural reconhecido. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou diretamente na sede da Secretaria Adjunta de Cultura. 

Podem se inscrever no edital para concorrer às premiações pessoas físicas (maiores de 18 anos) e jurídicas com comprovação de atuação social ou profissional, de no mínimo um ano, nas áreas artísticas e culturais. Para a efetivação da inscrição, é necessário o preenchimento de formulários, disponíveis em anexo ao Edital, e o envio correto de todos os documentos solicitados. Confira os anexos com as fichas de inscrição do Edital

Para sanar dúvidas e auxiliar esse público na elaboração e escrita dos projetos para o Edital, a Comissão Municipal de Agentes Culturais da Lei Aldir Blanc e a Secretaria Adjunta de Cultura promoveram, na última semana, uma oficina on-line gratuita, via Sympla Streaming. A gravação da videoconferência pode ser acessada no canal do Youtube.

Ao todo, 44 projetos culturais serão contemplados com prêmios em dinheiro, distribuídos nas categorias Programa de Desenvolvimento das Artes Cênicas, Programa de Desenvolvimento da Música, Programa de Formação e Incentivo Cultural, Programa de Desenvolvimento do Patrimônio Material e Imaterial, Programa de Desenvolvimento da Cultura Popular I e Programa de Desenvolvimento da Cultura Popular II, sendo as duas últimas voltadas ao tema natalino.
Os proponentes poderão executar suas propostas em plataformas virtuais, que sejam de hospedagem aberta para compartilhamento do vídeo, como YouTube, Vimeo, Instagram, ou de maneira presencial, de acordo com a necessidade do projeto, desde que respeitem os protocolos de segurança da Covid-19.

Serão aceitas propostas voltadas às Artes Visuais, Artesanato, Carnaval, Dança, Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+, Produção Cultural e Artes Integradas, dentre outras áreas relevantes ao movimento cultural do município – segmentos que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Todos os projetos inscritos serão analisados e selecionados pela Comissão Temporária de Editais do Fundo Municipal de Cultura. As melhores propostas serão premiadas de acordo com critérios técnicos e artísticos de seleção, levando em consideração itens como originalidade, inovação e relevância, dentre outros aspectos estabelecidos no Edital. O resultado da Seleção de Propostas, apurado pela Comissão, será publicado no site oficial da Prefeitura.
Mais informações sobre o Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva podem ser obtidas na sede da Secretaria Adjunta de Cultura, que fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.