Assine Já
quarta, 20 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
TECNOLOGIA

Inovação é tema de workshop na Prolagos

Iniciativa visa a estimular o desenvolvimento de ideias para melhoria de desempenho e dos processos da concessionária

18 fevereiro 2020 - 19h18Por Redação
Inovação é tema de workshop na Prolagos

Buscar metodologias e ideias que agilizem os processos com qualidade, a fim de obter a melhoria contínua dos serviços. Esse é o objetivo da área de Inovação da Aegea, holding de saneamento da qual a Prolagos faz parte, que realizou um workshop para os colaboradores da concessionária.  Funcionários de diversos setores foram apresentados ao atual cenário do mercado de tecnologia e participaram de dinâmica sobre práticas que podem ser aplicadas nas atividades diárias.

Para estimular a criação de novas perspectivas e implementação de ideias, Klaus Paz, coordenador de Inovação, e Rodrigo Oliva, diretor da Simplez Consultoria, apresentaram a definição de Design Thinking para a equipe. Este termo é utilizado para retratar o uso de métodos de resolução de problemas e exploração de oportunidades de maneira criativa.

“Com este recurso fazemos com que as pessoas vejam novas formas de trabalhar inserindo a inovação em sua rotina. Assim conseguimos mudar a cultura da empresa e mostramos que todos conseguem transformar o negócio e as operações”, explica Rodrigo.

A atividade faz parte da Agenda de Inovação da Aegea que conta com outras frentes, como reuniões técnicas com comitês locais, participação em eventos internacionais, premiações para colaboradores, e a ferramenta Inovae, que permite a troca de ideias entre todas as unidades do grupo, disseminando novos processos já implementados gerando protagonismo e engajamento entre os colaboradores.

“Agora estamos na parte de mudança de comportamento e do incentivo da cultura da inovação na empresa tirando as pessoas da rotina. A Prolagos é a unidade que temos como referência na parte de inovação e comprometimento dos colaboradores. A expectativa é que tenhamos cada vez mais projetos implementados e que o engajamento vá crescendo de uma forma constante e sustentável”, comentou Klaus.

Desde janeiro, a Prolagos conta com a sala de sistemas e inovação na sede da empresa, que possui o propósito de desenvolver soluções e projetos que possam auxiliar nos processos e garantir um serviço de qualidade à população atendida. O desenvolvimento da sala é uma consequência do protagonismo da concessionária nas premiações do grupo. Em 2019, a Prolagos conquistou duas categorias no Prêmio de Inovação Aegea: a de Gestão e Processos, com o projeto Sistema de Planejamento e Controle (SisPC), e a de Jovens Pioneiros, com o projeto Caixas d’Água.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.