sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Inea e polícia reprimem invasões em Búzios

Ação desmantela comércio ilegal de lotes na localidade de Tucuns

28 outubro 2019 - 21h31
Inea e polícia reprimem invasões em Búzios
Um ação conjunta de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de policiais civis e militares freou a invasão de áreas particulares para a venda ilegal de lotes em localidades de Cabo Frio e de Armação dos Búzios, dentro de unidades de conservação ambiental, como a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol. No último fim de semana, a atuação das autoridades foi na localidade de Tucuns.
 
As principais irregularidades encontradas pelos agentes foram a existência de ‘gato’ (furto) de energia para uso comercial; retirada de aroeiras com motosserra; uso da área ambiental como depósito de lixo de bebidas alcoólicas; concretagem de 200 metros de piso; criação de curral para cavalos, entre outras.
 
Segundo o chefe do Parque Estadual, Marcelo Morel, foram desfeitos seis lotes criados pelo crime de invasão de propriedade e demolidas três construções que haviam nesses lotes. Ao todo, foram feitos três registros policiais para responsabilizar os criminosos.
 
– As forças de segurança continuarão a atuar em conjunto, nenhuma espécie de invasões, desmatamentos, construções ilegais serão toleradas nas áreas de proteção ambiental. As invasões denunciadas em áreas públicas e privadas foram todas dissolvidas na área ambiental – garantiu Morel.
 
De acordo com o Inea, tornaram-se mais intensas as ações de fiscalização ambiental contra as invasões, seguidas de desmatamento e incêndios na Mata Atlântica, no interior do Parque Costa do Sol, na APA Pau Brasil e no seu entorno. O chefe do parque diz que o desmatamento e as demarcações de lotes ocorrem durante à noite por ação de moradores ‘mancomunados a assessores políticos’ e ‘com a cumplicidade de narcotraficantes locais’. 
 
Além de Tucuns, as ações já ocorreram nos bairros Peró, em Cabo Frio; Baía Formosa; Estrada da Rasa e Vila Caranga. Na última quinta-feira, por exemplo, os agentes encontraram 40 mil metros de área invadida, desmatada e incendiada na Baía Formosa, durante a Operação Inventário da Vovó. Lotes no tamanho de 10 x 25m eram anunciados e vendidos como terrenos quilombolas por R$ 3 mil. Tudo foi desfeito pelos agentes e fiscais.