sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
operação

Inea e PM fazem megaoperação para demolir casas em Arraial do Cabo

Ação contra imóveis em área ambiental no distrito de Monte Alto tem participação do Batalhão de Choque

15 agosto 2019 - 07h48Por Redação I Foto do leitor
Inea e PM fazem megaoperação para demolir casas em Arraial do Cabo

Uma megaoperação para demolir 130 casas construídas em área de preservação ambiental dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, acontece no começo da manhã desta quinta-feira (15), no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo.

A ação foi determinada pelo Ministério Público Estadual (MP-RJ) e conta com a presença de equipes do Inea e 245 agentes de forças de segurança como a Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Funcionários da concessionária de energia elétrica também estiveram no local para cortar o fornecimento para as moradias irregulares.

O clima é tenso no local, pois os moradores protestam contra o avanço das retroescavadeiras. A ação levou ao desespero os ocupantes das residências, muitos deles crianças e idosos. Um caminhão foi enviado para transportar os pertences dos moradores, como eletrodomésticos e móveis. Muitas pessoas passaram mal ao ver as casas colocadas abaixo e precisaram ser levadas para atendimento no hospital.

Segundo moradores dos distritos que tentavam seguir para o trabalho, a circulação de ônibus foi suspensa. Segundo a Auto Viação Salineira, a circulação das linhas 470D (Cabo Frio x Pernambuca); 341 (Sabiá x Arraial); 340 (Pernambuca x Arraial) e 121 (Araruama x Arraial) foi interrompida por questões de segurança.

Prefeitura promete dar apoio às famílias

A Prefeitura de Arraial do Cabo se pronunciou sobre a operação conjunta do Inea e da Polícia Militar na manhã desta quinta (15).  O governo municipal prometeu auxílio para as famílias retiradas das ocupações. Confira a seguir a nota da prefeitura:

"Atendendo a determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Arraial do Cabo oferece apoio à ação realizada pelo órgão e pelo INEA que acontece hoje (15) no Distrito de Monte Alto. Cabe ao município, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, realizar a triagem, acolhimento e o encaminhamento das famílias diretamente envolvidas na ação.

O acolhimento será feito pela equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogos e oferecerá serviços de encaminhamento e transporte de usuários, inserção no Cadastro Único, levantamento e cadastro para emissão de passagens, atendimentos psicológicos. Além disso, será disponibilizado um ônibus e uma Van para a locomoção das famílias dentro do município e o auxílio para quem vai para outros locais, além de alimentação para esses munícipes durante o andamento da operação.

A Prefeitura segue acompanhando o caso, se colocando à disposição das autoridades competentes para auxílio no que for necessário. No momento, a equipe está empenhada em cumprir o papel de proteção social para os municípes".

Matéria atualizada às 17:04h.