Assine Já
domingo, 17 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
SOLIDARIEDADE

Incentivo à doação de sangue na região é tema de encontro virtual

A iniciativa, realizada pela Prolagos em parceria com o Hemolagos, visa a estimular ato solidário entre colaboradores

01 julho 2020 - 16h33Por Redação

Com o objetivo de contribuir com o estoque do Hemolagos, que foi impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus, a Prolagos está realizando diversas ações para conscientizar seus colaboradores sobre a importância da doação de sangue. A primeira atividade foi uma roda de conversa online, realizada nesta semana, com a enfermeira do hemocentro Alini Ledo. Durante a conversa, Alini explicou as medidas de segurança que estão sendo tomadas para as coletas de sangue e convidou as equipes a se juntarem a essa rede do bem.

As dúvidas dos colaboradores são compartilhadas também pela população, que por conta do período de isolamento social, deixou de procurar o Hemolagos, que atende todos os municípios da Região dos Lagos. “Já tínhamos dificuldade de abastecer o estoque e uma demanda grande, mas hoje ela cresceu por conta da Covid-19, já que em casos graves da doença é prescrita a transfusão de sangue. Além disso, o medo de exposição ao vírus e dificuldade de locomoção por conta do transporte restrito fez com que o número de doações caísse. Estamos nos mobilizando para manter pelo menos 50% do estoque para atender a população”, comenta a enfermeira.

A campanha de doação de sangue da Prolagos, empresa do grupo Aegea, acontece sempre no período do verão, época em que a demanda aumenta, porém, com a determinação do isolamento social e a baixa dos estoques, funcionários se movimentaram e adiantaram a campanha, que agora vai até o fim do ano com grupos indo doar semanalmente. “Vi a campanha para doação de sangue nas redes sociais do hemocentro, mas percebi que tinha muita gente divulgando e poucas pessoas indo realmente doar. Liguei, fiz o agendamento e recebi todas as orientações quanto às precauções. Tudo muito seguro e organizado! Me senti muito bem em poder ajudar”, comenta Mariana Baggi, do setor de Engenharia, que fez a doação pela primeira vez em junho e planeja tornar o ato uma rotina.

Para atender os doadores que ainda estão praticando este ato de solidariedade, a equipe do hemocentro adaptou a rotina do local e agora só realiza atendimento agendado. As cadeiras foram sinalizadas de maneira que as pessoas possam manter a distância e a equipe só recebe quatro pessoas por vez, sempre de máscaras. Além disso, todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem estão utilizando touca, máscaras, óculos, luvas e jaleco, e a higienização do espaço foi reforçada. “A doação de sangue só traz benefícios: o doador produzirá células novas e ricas em oxigênio e ajudará outra pessoa. Uma única bolsa pode salvar duas vidas!”, completa Alini.

O Hemolagos funciona de segunda a quarta-feira, das 8h às 15h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro Passagem, em Cabo Frio. O agendamento e esclarecimento de dúvidas pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99774-7988.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.