Assine Já
terça, 18 de maio de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
17ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38559 Óbitos: 1468
Confirmados Óbitos
Araruama 9671 303
Armação dos Búzios 4715 57
Arraial do Cabo 1343 70
Cabo Frio 10405 543
Iguaba Grande 3845 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
PRECAUÇÃO

Iguaba publica decreto com medidas de prevenção ao coronavírus

Antecipação de férias escolares e suspensão de férias e licenças de servidores da saúde estão entre as medidas

14 março 2020 - 12h09Por Redação

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) assinou o decreto Nº 1.885/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção e enfrentamento em relação ao Coronavírus (Covid 19). Com validade inicial de 15 dias, a contar desta sexta-feira (13), o documento proíbe a realização de eventos em locais públicos e privados (mesmo que previamente autorizados) com o objeto de evitar aglomerações e difusão em larga escala do vírus; suspende todos os eventos esportivos, sociais, inaugurações e outros previstos pelo Poder Executivo Municipal; antecipa as férias escolares do mês de junho, nas redes municipal e particular de ensino, a partir do dia 16 de março de 2020 com duração de 15 dias, e suspende todas as férias e licenças, de qualquer natureza, de todos os colaboradores da área de Saúde.

 

O decreto também determina que sejam afixados, nos prédios públicos municipais, mensagens sobre os cuidados de prevenção. E mais: com base na Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, poderão ser adotadas as seguintes medidas: isolamento e quarentena de pacientes com suspeita de contágio; determinação de realização compulsória para exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, estudo ou investigação epidemiológica e ainda requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa. Também fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência da saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.

 

O anúncio do decreto foi feito logo após extensa reunião do prefeito Vantoil Martins com membros do gabinete de crise, montado de forma emergencial assim que dois casos suspeitos foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde no fim da tarde desta quinta-feira (12). Os pacientes, um homem que veio de Nova Friburgo, e uma mulher que veio de Brasília, deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento com sintomas respiratórios, e por conta do histórico de passagem por cidades com histórico de risco, tiveram o material coletado para análise e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN-RJ) e estão sendo acompanhados pela equipe altamente capacitada, bem como o serviço de Vigilância Epidemiológica do município. "Estamos monitorando os pacientes e aguardando o resultado dos exames, que devem ficar prontos ainda neste fim de semana", informou o prefeito, lembrando que outras medidas emergenciais podem vir a ser anunciadas nas próximas semanas.

 

Já o secretário de Saúde, Valdeci Júnior, explicou que todas as equipes de saúde estão devidamente preparadas e capacitadas para atuar dentro de todo os protocolos preconizados tanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. "Estamos em contato direto e constante com todos os órgãos, e nesta terça-feira (17) temos uma nova reunião no Governo do Estado para receber novas orientações. O importante é que não haja pânico e que todos adotem as medidas simples de prevenção, como a manutenção da higienização das mãos e evitar locais com grande aglomeração de pessoas", explicou.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.