sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Iguaba Grande recebe o espetáculo 'Plantou Palavra, Colheu Poesia' de 16 a 19 de novembro

Projeto faz um encontro entre a arte brasileira e a educação, incentivando o hábito da leitura

11 novembro 2021 - 10h32Por Redação

Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados - RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado, que inicia a circulação do espetáculo "Plantou Palavra, Colheu Poesia" em quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro, em que a primeira foi Petrópolis (de 3 a 5 de novembro), e a segunda Santa Maria Madalena. Agora, Iguaba Grande recebe o projeto, de 16 a 19 de novembro, para o público das escolas públicas da região (alunos e professores). Será na Quadra Poliesportiva Oswaldo Antunes Neves, bairro Bela Vista. A circulação ainda prevê a Oficina de Teatro Literatura Brincante - para professores de instituições públicas habilitadas.

Com 10 anos em atividade, o InConto Marcado é um projeto de incentivo à leitura que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral.  É um encontro marcado entre a arte brasileira e a educação, entre os artistas e o público, entre professores e alunos, todos juntos no mesmo momento In Conto, dentro do Conto, através do Teatro. 

"O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. Une essas forças para tocar e encantar toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas", explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto.  'Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma iniciativa que busca o incentivo à leitura e este objetivo está presente em todos os seus pilares, trazendo o Livro como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico, criativo e transformador", analisa Daniele. 

'Plantou Palavra, Colheu Poesia' é o mais recente espetáculo do projeto, uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli, uma singela homenagem a todos os poetas e à arte popular brasileira. Com forte influência do teatro mambembe, a Trupe do InConto Marcado, com três atores, se desdobra em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a sua enorme família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio - na peça personificado na figura de Patativa do Assaré - e, a partir deste encontro mágico e transformador, começa a sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia. 

Realizado numa Caixa Cênica itinerante, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo e poesia, para a construção de uma atmosfera poética e vibrante. O lúdico, o poético e o popular estão presentes em tudo.

A etapa fluminense vem com novidade: a trilha sonora original. E para sorte e honra do projeto, a missão ficou a cargo do multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta, conhecido como "escultor do vento", com quarenta anos de carreira, e do poeta, cantor e artista popular baiano Rodrigo Sestrem. 

O resultado de tudo isso é uma legítima homenagem aos autores, poetas e cantadores do Nordeste, através de uma verdadeira aventura poética, brincante, musical e interativa. 

O espetáculo será apresentado ainda nas cidades de Iguaba Grande, Santa Maria Madalena e Niterói. Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos) . 

FICHA TÉCNICA

Idealização e direção geral: Daniele Yanes

Elenco: Daniele Yanes, Geórgia Amaro, Jefferson Tinoco

Autora: Socorro Acioli

Dramaturgia: Daniele Yanes

Produção executiva: Camilla Leal

Coordenação de produção circulação: Vinicius Terra

Assistência de produção circulação: Ártemis & Jeff Nunes 

Trilha Original: baseada na obra de Carlos Malta

Consultoria musical: Carlos Malta

Trilha sonora original: Carlos Malta e Rodrigo Sestrem

Desenho de Som: Daniele Yanes

Poemas originais: Rodrigo Sestrem

Interpretação das canções: Natália Milano e Rodrigo Sestrem

Idealização e confecção boneco Patativa: Miguel Campelo

Figurinos: Miguel Campelo

Execução de figurinos: Devyson Freitas e Luciana de Lima

Cenários e adereços: Rociania Barreto Cavalcante e Rose Assis

Manutenção de adereços: Rose Assis

Desenhos originais: Raquel Theo e Rosana Mapurunga

Designer e programação visual: Raquel Theo

Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino

Gestão de mídias sociais: Carolina Salgado Santos

Gestão de projeto: Moleque Produções

 

Sobre o InConto Marcado

Em 2010 nascia o InConto Marcado, com o objetivo de utilizar a sinergia entre a literatura e o teatro brasileiros como uma ferramenta de educação e estímulo à leitura. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento e a circulação de peças teatrais baseadas em obras da literatura nacional, o projeto que une arte e educação já levou espetáculos e oficinas teatrais a quase 30 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde a sua fundação até hoje, o InConto Marcado atingiu um público total de mais de 35 mil espectadores, além de mais de 1600 professores capacitados nas oficinas de teatro.

As três peças desenvolvidas e apresentadas durante este período – Fio Após Fio, Brejo das Flores e Plantou Palavra, Colheu Poesia – partem de universos ficcionais diferentes para abordar de forma poética uma das questões mais importantes do nosso tempo: como manter vivas as pontes que ligam a infância à vida adulta, o cotidiano e a imaginação. Com linguagem acessível e um formato itinerante, os espetáculos e oficinas teatrais têm entre seus principais objetivos a democratização do acesso à arte, a formação de plateia e o estímulo à leitura.

O projeto foi ganhador do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária 2010 e de quatro edições do Edital Mecenas das Artes do Ceará, com o patrocínio da ENEL (2014 a 2017). Em 2019 o espetáculo mais recente do projeto, Plantou Palavra Colheu Poesia, foi contemplado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural e realizado nas cidades de Fortaleza e Salvador, com patrocínio da Caixa Econômica.