terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
EDUCAÇÃO

Iguaba Grande anuncia o retorno às salas de aula para outubro

Folha mostra a situação na rede municipal de cada cidade

19 setembro 2021 - 13h00Por Cristiane Zotich

Alunos da rede municipal de Iguaba Grande já começam a se preparar para retornar às salas de aula. Esta semana a Secretaria de Educação da cidade informou que recebeu uma recomendação inicial do Ministério Público para o retorno presencial a partir da segunda quinzena de setembro, “mas devido a alguns fatores, adiamos para 04 de outubro”.

O retorno das atividades escolares na rede municipal iguabense acontecerá de forma escalonada, por ano de escolaridade/turma, utilizando o modelo híbrido, onde o aluno terá uma semana de aula presencial e outra de forma remota, com campanhas explicativas para a manutenção do distanciamento social e uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual.

Em Iguaba, a rede municipal possui 4.612 alunos, segundo a Prefeitura. O retorno, no entanto, não será tranquilo. Nesta quintafeira (16) o Sepe Costa do Sol realizou um protesto no Centro da cidade contra a convocação de profissionais através de processo seletivo, e pela convocação imediata dos candidatos aprovados no último concurso público, cujas provas foram realizadas no começo deste ano.

Em nota pública, o Sepe chegou a informar que foi com “profunda indignação’’ que recebeu informações com relação às chamadas dos aprovados no Processo Seletivo na cidade. A informação sobre o protesto está no site da Folha. Com o anúncio do retorno às salas de aula em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia segue como a única cidade da região que ainda não adotou nenhum plano de ação para retorno às salas de aulas.

À Folha, a Prefeitura informou que “a Secretaria de Educação está focada no retorno às aulas no menor prazo possível, garantindo todas as condições de segurança para os alunos e docentes”. No entanto, nenhuma previsão de data foi informada.

Em Cabo Frio, a rede municipal antecipou do dia 15 para o dia 13 o retorno programado de novas turmas às salas de aula em formato híbrido. Atendendo à decisão judicial, 70% dos estudantes dos 1º, 2º, 5º, 6º e 9º anos de escolaridade estão liberados para frequentar o sistema de rodízio com aulas remotas e presenciais.

Para isso, pais e responsáveis receberam uma série de orientações, inclusive sobre os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Sobre as unidades escolares que já haviam iniciado as atividades presenciais em agosto, a Prefeitura informou que elas passaram a atender mais turmas, de modo a alcançar o limite máximo de até 70% dos alunos de forma presencial, sendo 50% de alunos com formato presencial e 50% com ensino remoto.

“As escolas que tenham condições de atender 100% das turmas, poderão fazê-lo, entretanto, devem apresentar a situação ao Conselho Escolar para aprovação”, informou a Prefeitura.

Sobre as turmas de creche, o retorno presencialmente deve acontecer somente no mês de outubro, caso o bandeiramento do Estado esteja na cor verde.

Em Búzios, segundo a Prefeitura, das 23 escolas municipais, 19 estão funcionando no sistema de rodízio com aulas presenciais desde agosto, enquanto as demais continuam no formato remoto.

O retorno presencial foi para alunos do ciclo de alfabetização e dos anos finais do Fundamental I, II e Ensino Médio. Para garantir a segurança de estudantes e professores, as aulas estão acontecendo em formato de rodízio, com 50% dos estudantes a cada semana.

“Estamos realizando tudo que nos foi orientado para receber nossos alunos e professores de forma segura. A educação é à base de tudo, nossas crianças e jovens representam nosso futuro”, disse o prefeito Alexandre Martins.

No município de Arraial do Cabo o ano letivo de 2021 teve início de forma virtual em 17 de maio com 4.957 alunos. No começo de agosto os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram os primeiros a retornarem às salas de aula em formato presencial.

Logo em seguida foi a vez dos alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental retornarem às escolas. Agora, segundo a Prefeitura cabista, a previsão é de que todos os alunos desse segmento retornem até o dia 4 de outubro, com retorno de 100% dos estudantes para o primeiro semestre de 2022.

À Folha, a Prefeitura disse que as crianças da creche ainda não retornaram ao ensino presencial. “Os alunos da Educação Infantil estão recebem aulas online com o material didático para complementação”, informou.

Também reforçou que a Secretaria de Educação segue todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com higienização das salas, distanciamento dos alunos e uso de máscaras e álcool gel. Além disso, o município afirmou que realiza, periodicamente, a testagem rápida nos profissionais de educação que estão trabalhando presencialmente, e também nos alunos.

Em Araruama, um Decreto Municipal chegou a ser publicado tratando do retorno às aulas presenciais da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos a partir do dia 2 de agosto.

De acordo com a publicação, seriam formados grupos de escalonamento, que se referem ao número de alunos que cada turma poderia ter para assistir às aulas semanalmente em formato de rodízio com lotação das salas de aula em até 50%. Cada turma seria dividida em dois grupos de alunos, podendo os pais optarem pelo ensino 100% on-line, ou semipresencial.

Questionados se o calendário foi mantido, a Prefeitura de Araruama não respondeu à solicitação da Folha.