Assine Já
sexta, 30 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
10ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
EM ARRAIAL DO CABO

IEAPM vai oferecer mestrado gratuito reconhecido pelo MEC

Curso faz parte do Programa de Pós-Graduação 'stricto sensu' em Acústica Submarina

30 junho 2020 - 17h50Por Redação

O Instituto de Estudos do Mar “Almirante Paulo Moreira” (IEAPM), em Arraial do Cabo, obteve a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Acústica Submarina (PPGAS), por meio do Curso de Mestrado Acadêmico devidamente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 2019. Uma conquista para o Instituto, que tem como missão desenvolver serviços tecnológicos, estudos e inovações na área de Ciências do Mar em Arraial do Cabo. O edital do curso e o processo seletivo serão divulgados até o final de 2020, estando o início das aulas da primeira turma previsto para março de 2021.

O curso consistirá em três linhas de pesquisa: comunicação e redes de sensores submarinos; monitoramento ambiental submarino; e propagação de energia no oceano. Poderão candidatar-se profissionais graduados na área de Ciências Exatas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, e dos ramos das Engenharias com especializações nas áreas em relevo.

As linhas de pesquisa citadas serão orientadas às aplicações nas indústrias de equipamentos, dispositivos e sensores para as atividades de acústica submarina, oceanografia, geofísica, geologia submarina, biotecnologia, biologia marinha, defesa e de óleo e gás.

O Programa de Pós-Graduação do PPGAS busca formar egressos capazes de enfrentar os desafios inerentes ao mar territorial brasileiro e à “Amazônia Azul”, através do domínio e conhecimento de tecnologias sensíveis, como as de processamento de sinais acústicos, sensores, sistemas de monitoramento e integração de sistemas em terra com veículos submarinos e de superfície.

O IEAPM é um centro de referência da Marinha, que contribui para a ampliação das áreas estratégicas de conhecimento, em benefício da utilização sustentável, da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do país.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.