Assine Já
sábado, 31 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
12ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
PARA PAGAR APOSENTADOS EM DIA

Ibascaf entra na Justiça contra União e INSS para reduzir rombo financeiro

Instituto de Previdência de Cabo Frio cobra compensações sobre contribuições anteriores

18 setembro 2020 - 20h07Por Rodrigo Branco

O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) entrou com uma ação contra a União e o INSS para cobrar a compensação previdenciária, prevista na Lei Federal nº 9.796, de 1999. 

A compensação previdenciária é o repasse financeiro em relação ao período em que servidores públicos aposentados pelo Regime Próprio de Previdência Social (como o Ibascaf e outros, de municípios, estados e Distrito Federal) contribuíram para o Regime Geral de Previdência Social (INSS) antes de ingressarem no serviço público. 

A ação é vista como uma possibilidade de reduzir o déficit financeiro na autarquia e ajudar no pagamento dos benefícios a aposentados e pensionistas, que está fracionado há meses. De acordo com o Ibascaf, o reforço financeiro se justifica, pois muitos dos servidores inativos eram segurados do INSS antes da admissão para o serviço público.

Auxílio-doença passou a ser pago pelas secretarias

Na tentativa de aliviar para a autarquia de previdência cabo-friense, os funcionários afastados por motivos de saúde passaram a receber pelas secretarias. Contudo, a medida, não resolveu a situação de quem está licenciado, impossibilitado de trabalhar e cheio de despesas em meio à pandemia de Covid-19.

De acordo com uma denúncia recebida pela reportagem, servidores que recebem auxílio-doença pela Secretaria de Saúde ainda não receberam os vencimentos de agosto.

– As demais secretarias, como educação, por exemplo, já pagaram seus licenciados (auxilio doença). A secretaria de saúde está enrolando e diz não ter previsão. Minha mãe é servidora licenciada desta secretaria, está em tratamento de câncer e ainda não recebeu o salário. Além de sofrer com a doença, ainda precisa passar por isso. Ninguém fala nada, não dão nenhuma satisfação – comentou a fonte, em anonimato.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio  informou que a previsão de pagamento é até a próxima quinta-feira (24). Sobre as ações judiciais do Ibascaf, tanto o INSS como a Advocacia-Geral da União não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.