Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Ibama dá parecer favorável ao desembargo do Porto

Prefeito Renatinho Vianna acredita que funcionamento será restabelecido até o fim deste mês

02 abril 2019 - 08h58
Ibama dá parecer favorável ao desembargo do Porto

Após 10 meses interditado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), finalmente o órgão acaba de emitir parecer favorável ao desembargo do Porto do Forno, em Arraial do Cabo. O prefeito Renatinho Vianna (PRB) comemora a decisão e acredita que até fim de abril o Porto esteja funcionando plenamente. 

O Ibama embargou  as atividades do Porto do em abril do ano passado em razão do descumprimento de condicionantes estabelecidas na Licença de Operação (LO) 892/2009. Os agentes ambientais, na época, autuaram a Companhia Municipal de Administração Portuária (Comap) em R$ 100 mil e determinaram por notificação que a empresa apresentasse o plano de controle e proteção ambiental.

– Conseguimos cumprir todas as exigências, inclusive com o apoio da Federação das Indústrias (Firjan). Agora é acelerar o processo para o funcionamento pleno o mais breve possível, o que acreditamos que ocorra nos próximos 30 dias –, disse o prefeito Renatinho Viana, na manhã de sábado, no Porto do Forno, onde junto com diretores da Companhia Municipal de Administração Portuária (Comap) e outros  assessores, recebeu a visita do deputado federal Gutemberg Reis (MDB), que está comprometido “em buscar a celeridade para a liberação total de todos os documentos para o pleno funcionamento do Porto”, disse ainda Renatinho Vianna.

Com o desembargo, a meta a partir de agora, segundo informou o prefeito da cidade, será, a curto prazo, por em prática um projeto de geração de empregos e rendas, especialmente  em função de parcerias com a Petrobrás com o apoio do Porto do Forno ao apoio às plataformas da Bacia de Campos e, também, da área do pré-sal. Também é projeto do prefeito instalar diversos cursos de qualificação profissional na própria área da unidade.

Saiba Mais –  O porto de Arraial do Cabo foi inaugurado em 1972. Está localizado na extremidade norte da Praia dos Anjos, junto ao morro da Fortaleza. Depois de municipalizado na década de 1980, o Porto do Forno passou por uma reestruturação, após anos de decadência. Em 2008, o porto ganhou concessão ambiental do Ibama para futuras explorações.

 

*Foto: Revista Cidade