Depois de muita expectativa, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inicia as atividades do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, nesta sexta-feira (15), às 9h. A inauguração deve contar com a presença do governador Cláudio Castro e do secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro funcionará com cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19 para a população da Região dos Lagos, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença.
O hospital estava fechado desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento. No fim de março, o governador veio a Cabo Frio e chegou a dizer que a unidade estaria reaberta em poucos dias, mas trâmites burocráticos travaram a intenção, provocando o adiamento da data.
– Essa inauguração não é apenas um grande passo para o desenvolvimento de Cabo Frio com uma Faculdade de Medicina funcionando lá, mas também um avanço na democratização da saúde fluminense porque transformamos um hospital privado em público, valorizando o Sistema Único de Saúde (SUS), tão importante para toda a região – afirma o reitor da Uerj, Ricardo Lodi.