sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EM FUNCIONAMENTO

Hospital Municipal dos Olhos é inaugurado em Araruama

Unidade no distrito de São Vicente é a primeira especializa em oftalmologia da região

18 maio 2020 - 15h24Por Redação

A Prefeitura de Araruama realizou, nesta segunda-feira (18), a inauguração online do Primeiro Hospital Municipal dos Olhos da Região dos Lagos. A transmissão foi feita pelo Facebook da Prefeitura, com objetivo de evitar aglomeração durante esse período de pandemia do coronavírus. 

 A unidade, que fica em São Vicente, terceiro distrito, e é a primeira da região especializada em oftalmologia. Durante a entrega, a prefeita Lívia Bello (PP) ressaltou que a obra vai dar mais dignidade à população araruamense.

“A gente acompanhou o sofrimento de quem precisava acordar às 4h da manhã e só retornar à noite em busca de atendimento em outras cidades. Agora isso acabou.  Esse hospital oferece cirurgias e vários tratamentos, como por exemplo, a injeção intravítrea, que em uma unidade particular chega a custar R$5 mil", declarou a prefeita. 

Depois do discurso a prefeita e alguns familiares do homenageado, o médico Rubens de Vasconcellos Lessa, que dá nome ao centro oftalmológico, realizaram o descerramento da placa de inauguração e visitaram o interior da unidade. Todos que compareceram ao local fizeram uso de máscaras de proteção.

Estrutura Física

A estrutura física do hospital conta com sala de recepção e administração, sala de espera, dois consultórios, sala de exames, centro cirúrgico e banheiro com acessibilidade. Com capacidade para atender 720 pessoas por mês, o Hospital dos Olhos vai oferecer tratamento e cirurgias gratuitas à população.

Serão oferecidos vários serviços de consulta geral; consulta de retina; consulta de córnea; tratamento de glaucoma; tratamento ocular de degeneração macular; diagnósticos de catarata; diagnósticos de pterígio e diagnóstico de calázio. Também serão feitos procedimentos e cirurgias de catarata; pterígio; calázio; injeção intravítrea e Yag laser.

A unidade vai oferecer ainda exames de biomicroscopia de fundo de olho; fundoscopia; ceratometria; potencial de acuidade visual; tonometria; mapeamento de retina; retinografia colorida; angiografia; tomografia de coerência óptica; paquimetria ultrassônica; biometria ultrassônica; microscopia especular de córnea; topografia computadorizada de córnea; campimetria; curva diária de pressão ocular; gonioscopia e ultrassom.

Os primeiros atendimentos no Hospital dos Olhos já estão sendo realizados. Estão sendo atendidas aquelas pessoas que já estavam aguardando na fila do Sistema de Saúde do Município. Depois disso, as marcações serão feitas por meio da Central de Regulação da própria Secretaria Municipal de Saúde.