quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
hospital regiao dos lagos

Região dos Lagos ganha hospital especializado em trauma ortopédico e maternidade de alto risco

Presidente Dilma Rousseff e governador Luiz Fernando Pezão participarão da solenidade

29 junho 2014 - 23h23
Região dos Lagos ganha hospital especializado em trauma ortopédico e maternidade de alto risco

O Governo do Estado inaugura, nesta segunda-feira (30/6), às 15h30, o Hospital Estadual dos Lagos no município de Saquarema, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Luiz Fernando Pezão. A unidade vai beneficiar mais de 2,3 milhões habitantes da Região dos Lagos, moradores dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia, além de Saquarema. O foco da unidade é o atendimento ao trauma ortopédico cirúrgico, maternidade de alto risco e ginecologia cirúrgica, que será feito de forma referenciada através da Central Estadual de Regulação. Foram investidos no novo hospital mais de R$ 46 milhões, sendo R$ 41,7 milhões de recursos do Governo do Estado.

A abertura será feita por fases. Logo após a inauguração, será dado início ao atendimento da maternidade, dos serviços de imagem e das consultas ambulatoriais para agendamento de cirurgias eletivas.

O modelo de agendamento dos exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e Raios-X seguirá o já implementado com sucesso no Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, que funciona há dois anos e meio na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Cada cidade terá sua cota mensal de exames – proporcional ao número de habitantes. O agendamento é feito pelas eecretarias municipais de Saúde em sistema on-line. Assim, o paciente só precisa comparecer à unidade no dia do exame.

Está prevista também a oferta de exame de ressonância magnética em um segundo momento.

Maternidade

O hospital iniciará com maternidade de baixo risco, atendendo os casos de demanda espontânea. Na unidade, todos os bebês que nascerem farão os Testes do Pezinho, Orelhinha, Olhinho e Coraçãozinho. Para realizar o atendimento de gestantes e bebês de alto risco, o Hospital Estadual dos Lagos conta com equipe multiprofissional especializada com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

A partir do segundo mês de funcionamento, as pacientes reguladas pela Central Estadual de Regulação farão pelo menos uma consulta no Hospital Estadual dos Lagos antes do parto. A maternidade dispõe de salas de PPP, onde a cama se transforma em mesa de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. A infraestrutura da unidade também contempla uma sala de cirurgia para a realização de partos cesáreos.

Estrutura

São 56 leitos de internação, 10 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 5 de Unidade Semi-Intensiva Adulto, 4 salas de cirurgia, 2 de pré-parto/parto/puerpério (PPP), além de 4 consultórios. Em um deles vai funcionar o SOS Mulher, que vai atender vítimas de violência a partir de 12 anos de idade. Haverá também lactário, cartório, laboratório e unidade transfusional. O hospital dispõe de espaço de fisioterapia e reabilitação, suporte psicológico e de fonoaudiologia para o atendimento dos pacientes.

Para esta primeira, fase foram contratados 450 profissionais de saúde e das áreas de apoio (cozinha, limpeza, lavanderia, vigilância e central de material de esterilização). No pleno funcionamento, o Hospital Estadual dos Lagos será responsável por mais de 600 novos postos de trabalho.

O hospital segue os preceitos de humanização que a Secretaria de Estado de Saúde vem implementando em suas unidades nos últimos anos. Exemplo disso é o espaço exclusivo para gestantes prestes a dar à luz, que permite à mulher acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede e cavalinho.

O Hospital Estadual dos Lagos fica na Rua Manoel Domingos dos Santos, 725, Bacaxá, Saquarema.