Assine Já
quarta, 04 de agosto de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Dia do dentista: hoje é o dia de quem faz todo mundo sorrir à toa

Profissionais de destaque na região comentam a importância da atividade

24 outubro 2019 - 20h35
Dia do dentista: hoje é o dia de quem faz todo mundo sorrir à toa

O resultado de um bom trabalho feito por um dentista fica estampado no rosto das pessoas, na forma de um sorriso bonito, harmônico e saudável. Saúde sim, porque o bom estado bucal é fundamental para o bem estar do corpo como um todo. Hoje, data em que é comemorado o Dia Nacional do Dentista, profissionais renomados da região falam da satisfação de atuar em uma área difícil, concorrida, mas de vital importância para a qualidade de vida das pessoas.

Formada há nove anos, a cirurgião dentista Fernanda Pennachin é adepta do ditado ‘prevenir é melhor do que remediar’. Segundo a profissional, antecipar-se a possíveis problemas é sempre uma atitude mais barata, mais simples e indolor do que qualquer tratamento.

Para ela, cuidar da saúde bucal favorece o bem-estar e a autoestima, deixando a pessoa em paz com a aparência e sem receio do convívio social. 
– Indo além da estética, sabemos que ter a saúde bucal em dia é essencial para não colocar sua saúde sistêmica em risco. As doenças periodontais, por exemplo, além de perder os dentes, são capazes de provocar outras complicações, como problemas cardiovasculares e diabetes. Inclusive, deixar que a situação se agrave tem ainda como consequência dores indesejadas, perda dentária e até gastos imprevistos com tratamentos odontológicos e médicos. Fique atento com sua saúde. Esteja sempre em dia com seu dentista – recomenda Fernanda.

Na mesma linha da colega, Aílton Rangel aponta que estudos relacionam uma saúde oral ruim com o surgimento de uma série de problemas, dos mais leves, como lesões musculares a ouros muito mais graves, como endocardite bacteriana, um tipo de infecção que afeta o coração. 

Há mais de dez anos nesta área, o dentista atua na Odontolife, apontada por cinco vezes consecutivas como a melhor em atendimento ao cliente, em levantamentos feitos por institutos de pesquisa. 

– Vejo a saúde bucal como uma prioridade. Hoje a gente pensa em check up cardiológico, em exame de sangue, mas a boca tem que estar adequada aos outros conjuntos do corpo. – comentou.

Historicamente, um dos cursos mais concorridos nas universidades brasileiras, a Odontologia possui apelo pela possibilidade de trabalhar por conta própria e ter um campo vasto de atuação, em termos das especialidades, entre elas ortodontia, prótese, dentística e periodontia, entre outras.
Osmar Maritan é cirurgião dentista e trabalha com implantodontia e reabilitação oral. Para quem pretende ingressar na profissão, a recomendação do experiente profissional é buscar o aperfeiçoamento constante das técnicas, por meio de cursos de especialização, atualizações e congressos.
Ele não esconde a satisfação de devolver não apenas a possibilidade de sorrir aos pacientes, mas também de sentir prazeres como comer um churrasco, por exemplo. Ele aproveita para dar dicas aos que buscam se estabelecer na carreira.

– Meu conselho é estudar bastante agora, não deixar para depois pois há muita concorrência, mas sempre tem espaço para o bom profissional – conclui.

O Dia Nacional do Dentista é celebrado em 25 de outubro por se tratar da data que marca a   inauguração da primeira faculdade de Odontologia do país, na Bahia, em 1884.


SERVIÇO
Fernanda Penacchin – Ortodontista especializada em Endodontia – Rua Manoel Fernandes Batista, 72, Centro, Iguaba Grande; (22) 98847-7442/ (22) 2624-1755.
Odontolife – Avenida Joaquim Nogueira, 372, São Cristóvão, Cabo Frio; (022) 2644-6242.
Osmar Maritan – cirurgião dentista  – Rua Casimiro de Abreu, 210, Centro, Cabo Frio; (22) 99725-3088.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.