sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Dia do dentista: hoje é o dia de quem faz todo mundo sorrir à toa

Profissionais de destaque na região comentam a importância da atividade

24 outubro 2019 - 20h35
Dia do dentista: hoje é o dia de quem faz todo mundo sorrir à toa

O resultado de um bom trabalho feito por um dentista fica estampado no rosto das pessoas, na forma de um sorriso bonito, harmônico e saudável. Saúde sim, porque o bom estado bucal é fundamental para o bem estar do corpo como um todo. Hoje, data em que é comemorado o Dia Nacional do Dentista, profissionais renomados da região falam da satisfação de atuar em uma área difícil, concorrida, mas de vital importância para a qualidade de vida das pessoas.

Formada há nove anos, a cirurgião dentista Fernanda Pennachin é adepta do ditado ‘prevenir é melhor do que remediar’. Segundo a profissional, antecipar-se a possíveis problemas é sempre uma atitude mais barata, mais simples e indolor do que qualquer tratamento.

Para ela, cuidar da saúde bucal favorece o bem-estar e a autoestima, deixando a pessoa em paz com a aparência e sem receio do convívio social. 
– Indo além da estética, sabemos que ter a saúde bucal em dia é essencial para não colocar sua saúde sistêmica em risco. As doenças periodontais, por exemplo, além de perder os dentes, são capazes de provocar outras complicações, como problemas cardiovasculares e diabetes. Inclusive, deixar que a situação se agrave tem ainda como consequência dores indesejadas, perda dentária e até gastos imprevistos com tratamentos odontológicos e médicos. Fique atento com sua saúde. Esteja sempre em dia com seu dentista – recomenda Fernanda.

Na mesma linha da colega, Aílton Rangel aponta que estudos relacionam uma saúde oral ruim com o surgimento de uma série de problemas, dos mais leves, como lesões musculares a ouros muito mais graves, como endocardite bacteriana, um tipo de infecção que afeta o coração. 

Há mais de dez anos nesta área, o dentista atua na Odontolife, apontada por cinco vezes consecutivas como a melhor em atendimento ao cliente, em levantamentos feitos por institutos de pesquisa. 

– Vejo a saúde bucal como uma prioridade. Hoje a gente pensa em check up cardiológico, em exame de sangue, mas a boca tem que estar adequada aos outros conjuntos do corpo. – comentou.

Historicamente, um dos cursos mais concorridos nas universidades brasileiras, a Odontologia possui apelo pela possibilidade de trabalhar por conta própria e ter um campo vasto de atuação, em termos das especialidades, entre elas ortodontia, prótese, dentística e periodontia, entre outras.
Osmar Maritan é cirurgião dentista e trabalha com implantodontia e reabilitação oral. Para quem pretende ingressar na profissão, a recomendação do experiente profissional é buscar o aperfeiçoamento constante das técnicas, por meio de cursos de especialização, atualizações e congressos.
Ele não esconde a satisfação de devolver não apenas a possibilidade de sorrir aos pacientes, mas também de sentir prazeres como comer um churrasco, por exemplo. Ele aproveita para dar dicas aos que buscam se estabelecer na carreira.

– Meu conselho é estudar bastante agora, não deixar para depois pois há muita concorrência, mas sempre tem espaço para o bom profissional – conclui.

O Dia Nacional do Dentista é celebrado em 25 de outubro por se tratar da data que marca a   inauguração da primeira faculdade de Odontologia do país, na Bahia, em 1884.


SERVIÇO
Fernanda Penacchin – Ortodontista especializada em Endodontia – Rua Manoel Fernandes Batista, 72, Centro, Iguaba Grande; (22) 98847-7442/ (22) 2624-1755.
Odontolife – Avenida Joaquim Nogueira, 372, São Cristóvão, Cabo Frio; (022) 2644-6242.
Osmar Maritan – cirurgião dentista  – Rua Casimiro de Abreu, 210, Centro, Cabo Frio; (22) 99725-3088.