Assine Já
sábado, 26 de setembro de 2020
Região dos Lagos
29ºmax
19ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 8076 Óbitos: 418
Confirmados Óbitos
Araruama 1625 102
Armação dos Búzios 483 10
Arraial do Cabo 242 15
Cabo Frio 2555 140
Iguaba Grande 671 36
São Pedro da Aldeia 1323 51
Saquarema 1177 64
Últimas notícias sobre a COVID-19
FUNCIONAMENTO PARCIAL

Hemolagos retoma coleta de sangue, mas apenas de segunda a quarta

Diretor diz que unidade tomou novo calote, mas Saúde de Cabo Frio garante que pagou parte da dívida

03 agosto 2020 - 20h28Por Rodrigo Branco

O Hemolagos voltou a funcionar para coleta de sangue nesta segunda-feira (3), mas, por enquanto, de forma reduzida. De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Paiva Paes, o único banco de sangue da região só vai funcionar de segunda à quarta-feira, como forma de racionar o número de bolsas de coleta, insumo que estava em falta na semana passada.

De acordo com Marcelo Paiva Paes, a unidade só foi reaberta porque o município de Rio das Ostras fez um pagamento na última sexta-feira (31), o que possibilitou a compra de certa quantidade de bolsas de coleta. Quanto à promessa feita pela Prefeitura de Cabo Frio de quitar parte da dívida com o Hemolagos, nesta segunda-feira (3), o diretor afirma que isso não aconteceu. O estoque de bolsas com sangue, ele explica, está baixo, mas não crítico. Apesar dos problemas, a unidade continua a fornecê-las para os hospitais da região, mas fica a advertência. 

– É lamentável e inexplicável [a situação], a não ser pelo descompromisso total com a saúde. E não se dão conta de sangue é algo que qualquer um pode precisar, basta um acidente. Ou seja, estamos todos em risco; tendo ou não plano de saúde – desabafou Marcelão, como o diretor do banco de sangue é conhecido na cidade.

De outro lado, porém, a Secretaria de Saúde garante que fez o pagamento não apenas uma parte da dívida, que ultrapassa os R$ 700 mil, como repassou a cota de julho do Sistema Único de Saúde (SUS), que passa pela conta do Fundo Municipal de Saúde, contrariando o que havia dito o diretor do Hemolagos à Folha, na semana passada.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que “uma das três parcelas que estão em atraso, referente ao convênio com o Hemolagos. foi paga nesta segunda feira (3)”. A pasta disse ainda que “reforça os esforços para, até o final do dia 31 de agosto, quitar outras parcelas. O atraso dos pagamentos foi devido à crise financeira que atingiu a todos os municípios da Região dos Lagos”.

Por ter a maior população, proporcionalmente, Cabo Frio é o maior contribuinte para o funcionamento do Hemolagos. A cota mensal do município é de cerca de R$ 22 mil e, segundo a direção do banco de sangue, não é paga há mais de três anos. As prefeituras de Arraial do Cabo e de Saquarema também estão em dívida com a unidade. O município cabista informou que a previsão é de que, a partir deste mês, os repasses para o banco de sangue sejam normalizados. Por sua vez, a Prefeitura de Saquarema não estipulou qualquer prazo e se limitou a dizer que ‘está tomando medidas e providências para resolver o problema o mais rápido possível’.

Além de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema e Rio das Ostras, o banco de sangue atende aos municípios de Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.