quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
CORONAVÍRUS

Hemolagos pode ter que funcionar só duas vezes por semana

Escassez de máscaras pode provocar diminuição no ritmo de trabalho; estoque ainda está sob controle

20 março 2020 - 16h39Por Tomás Baggio

A escassez de máscaras cirúrgicas pode provocar uma diminuição nos dias de coleta de sangue no Hemolagos, o hemocentro da Região dos Lagos, a partir da próxima semana. Caso a situação permaneça, o planejamento é restringir o trabalho para dois dias na semana, segundas e quartas, com o fechamento da unidade às terças, quintas e sextas. A definição deve ocorrer na próxima segunda (23).

- Estamos com poucas máscaras e não estou conseguindo reposição. Para que as máscaras não acabem, vamos diminuir os dias de doação e trabalhar com agendamentos. Vai depender do fim de semana. Vamos criar a estratégia e definir até segunda - explica o diretor do Hemolagos, Marcelo Paiva Paes.

Segundo ele, o estoque do banco de sangue está sob controle. Apesar do baixo número de doações espontâneas, as chamadas "doações de reposição", que são direcionadas a algum paciente que necessita de sangue, vêm suprindo a demanda. A partir de agora, com o avanço do coronavírus, a dinâmica deve mudar.

- As doações espontâneas, quando a pessoa acorda e decide doar, já diminuíram, e tendem a cair ainda mais. Mas ainda temos um bom número de doações de reposição, que ocorrem quando alguém vai operar e a família precisa arrumar algumas bolsas. Como muitas cirurgias estavam sendo feitas, essas doações estavam mantendo o estoque - afirma Marcelo Paes, completando:

- Agora deve ocorrer também uma diminuição nas cirurgias, em virtude da orientação epidemiológica de suspender cirurgias sem gravidade. Ou seja, deve haver uma diminuição nas doações, mas também nas transfusões. E provavelmente também nas transfusões de emergência, porque com menos pessoas nas ruas, a tendência é que ocorram menos acidentes.