sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
VAMOS DOAR?

Hemolagos faz agendamento para coleta de sangue

Medida foi tomada para evitar aglomeração; retomada da vida social fez estoque cair

01 novembro 2020 - 11h21Por Redação

Único banco de sangue da região, o Hemolagos lançou mão do agendamento para receber doações, em função da pandemia do novo coronavírus. Desde agosto, a coleta é feita com hora marcada, de segunda a quarta-feira, das 8 às 15h, para evitar aglomeração na sala de espera. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 8 às 17h, pelo WhatsApp (22) 99774-7988.

O diretor da unidade, Marcelo Paiva Paes, explica que, além da questão do espaço físico, o efetivo do Hemolagos está reduzido por causa dos funcionários que fazem parte do grupo de risco. O médico disse ainda que o banco de sangue esbarra em uma questão estrutural para que a coleta seja feita apenas de segunda à quarta: o Hemolagos só dispõe de carro para a remessa de soro para o Hemorio às terças-feiras. Como o banco de sangue da capital não recebe soro com mais de três dias de coleta, não adianta receber doações na quinta e na sexta-feira.

Apesar das dificuldades, o diretor avisa que é possível receber doações de pessoas que chegam na hora, desde que dentro do novo horário de funcionamento. Contudo, ele pede que os doadores priorizem a marcação prévia. 

– Atendemos demanda espontânea nestes dias intercalando entre doadores agendados. Ou seja, se temos um agendamento para 11h e um para 11h20; entre 11h e 11h20, atendemos a demanda que chegou à porta às 11 horas – explica.

O apelo por doações é reforçado, na medida em que o estoque de bolsas está baixo, mas o diretor descarta que isso ocorreu pelo novo sistema de funcionamento. Para Marcelo Paes, a retomada da vida cotidiana, após o período de isolamento social mais acentuado, fez cair o número de doações.

– O estoque está ruim, mas não se deve ao agendamento, porque o banco esteve aberto segunda, terça e quarta, e esteve vazio. Sem agendamento e sem demanda espontânea. As pessoas estão voltando a trabalhar, estão tendo que se virar e estão sem tempo para ir doar – alega o diretor.

Serviço: 

Hemolagos – Rua Barão do Rio Branco 88- Passagem, Cabo Frio

Funcionamento – De segunda à quarta-feira, das 8 às 15h.

O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99774-7988, de segunda à sexta, das 8 às 17h. 

Doadores que chegarem na hora serão atendidos entre um agendamento e outro. O pedido, contudo, é para que priorizem a marcação prévia.