sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PREOCUPAÇÃO

Guardas municipais cobram melhoria na estrutura das barreiras sanitárias

Morte de agente por Covid-19 acende alerta para falta de equipamentos de proteção

12 junho 2020 - 20h44Por Rodrigo Branco

O grito de socorro por melhores condições de trabalho em Cabo Frio não sai apenas de dentro dos hospitais e unidades públicas de Saúde, mas também daqueles que tem a função de manter a ordem na cidade em tempos de pandemia. A morte do guarda civil municipal Ezaquiel Pedro da Silva, de 36 anos, nesta quarta-feira (10), por Covid-19, aumentou a preocupação na categoria, que já vinha cobrando mais estrutura no trabalho feito nas barreiras sanitárias que ficam no acesso à cidade.

O agente trabalhava como motopatrulheiro, diretamente nas barreiras, que têm a função de impedir a entrada de veículos com turistas e de ônibus de excursão no município. Mas, segundo o vice-presidente da Associação dos Guardas Municipais de Cabo Frio e segundo vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Cabo Frio (Sindicaf), Jorge André Macedo da Silva, as condições de trabalho estão muito aquém das ideais.

– A falta de Estrutura vem desde o começo. O nosso comandante Adson Lopes e o [ex] secretário [de Segurança Pública] Jorge Marge não mediram esforços para conseguir a estrutura necessária para nós desempenharmos o papel nessas barreiras. Era pra ser sanitária, mas nunca teve um profissional de Saúde presente. Tornou-se barreira de controle de acesso. Foi pedido várias vezes ao Executivo tendas, banheiros químicos, máscaras e o aparelho que mede temperatura. Até o momento nada. Agora perdemos um guerreiro. Um grande homem e um excelente profissional – lamenta.

Como forma de homenagear o companheiro vitimado pelo novo coronavírus, sepultado nesta sexta-feira (12), os agentes fizeram um cortejo pelas ruas da cidade. Por conta disso, em dado momento, foi desfeita a barreira que fica montada na Avenida Wilson Mendes, em frente ao Dormitório das Garças.

Segundo Macedo, os problemas se estendem para o trabalho cotidiano da Guarda. Segundo ele, faltam veículos para ronda e a maior parte da estrutura disponível foi doada por empresários. A perda do colega de farda vai aumentar a cobrança por melhorias. A pasta da Segurança Pública acaba de ser assumida por Leandro Carvalho, que entrou no lugar de Jorge Marge.

– Já foi enviada uma nova relação de EPI's ao Chefe do Executivo através do Coronel Leandro. Estamos aguardando um posicionamento do novo secretário em relação à isso. Se não tivermos, bateremos na porta do prefeito. Pois não podemos ficar a mercê da fé, pois já levou um de nós – finalizou o sindicalista.

Ezaquiel foi o terceiro servidor municipal de Cabo Frio que morre em menos de uma semana. Na sexta-feira (5), a funcionária da Saúde Lucia Maria da Conceição, de 63 anos, que não foi afastada pela Prefeitura, mesmo em condições de risco. Nesta terça (9), foi a vez do professor de Educação Física Marcelo Leal.