Assine Já
quarta, 04 de agosto de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia será treinada para usar armas de fogo

Prefeitura discute convênio com a Polícia Federal para treinamento dos agentes

22 outubro 2020 - 22h00Por Redação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está buscando junto à Polícia Federal a celebração de um convênio para poder armar a Guarda Municipal (GM). Para dar sequência ao assunto, nesta quinta-feira (22) o prefeito Cláudio Chumbinho se reuniu, no seu gabinete, com o secretário municipal de Ordem e Segurança Pública, Jorge Ribeiro, e a Polícia Federal. A reunião técnica também contou com a participação do Comandante GM Maurício, Subcomandante GM Jandre e GM Barbara responsável pela parte administrativa da Guarda Municipal. 

Para ter a Guarda Municipal armada são necessários treinamentos de Tiro, Prova de Tiro, Exame Psicotécnico e curso que atenda a toda a grade curricular exigida pela lei para os agentes de segurança pública. O processo que solicita a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o município e a Polícia Federal é o DPF/MCE/RJ nº 08461.001582/2020-88 e as reuniões para formalizar o convênio estão sendo realizadas desde o mês de maio. 

Segundo o secretário de Segurança Pública, Jorge Ribeiro, o convênio tem como objetivo atender aos requisitos exigidos pela Lei Nº 10.826/03 e a Lei 13.022/14 para que as Guardas Municipais sejam capacitadas e armadas com armas de fogo. "Uma Guarda Municipal treinada, capacitada e armada oferece mais segurança para a população, principalmente se o treinamento for definido e coordenado pelos especialistas da Polícia Federal, os mesmos que coordenam e capacitam os policiais federais de todo o Brasil", pontua o secretário de Ordem Pública. 

As estatísticas apontam que as cidades que celebraram o convênio com a Polícia Federal capacitando e armando a Guarda Municipal obtêm êxito na redução de diversos crimes. Alguns exemplos são a Guarda Municipal de Florianópolis, a Guarda Municipal de Balneário de Camboriú (ambas de Santa Catarina) e a Guarda Municipal de Americana (SP), que hoje são referências nesse assunto. 

O prefeito Cláudio Chumbinho, que tem investido bastante em segurança pública no seu governo, concorda que países com os melhores índices de segurança possuem uma segurança pública municipalizada e eficiente. "Além do convênio com a Polícia Federal, estamos também construindo uma nova sede para a Guarda Municipal e vamos criar um central de monitoramento de câmeras. Estamos investindo na melhor qualidade de trabalho para o nosso servidor e na segurança da nossa população", afirmou o prefeito. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.