sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Guarda Ambiental apreende 200 metros de rede de pesca

Pesca está proibida na Lagoa de Araruama até 31 de outubro

30 agosto 2019 - 11h43
Guarda Ambiental apreende 200 metros de rede de pesca

Após uma denúncia anônima, a Guarda Marítima e Ambiental realizou uma operação na Lagoa de Araruama. Foram apreendido mais de 200 metros de redes no bairro Praia do Siqueira, sendo duas do tipo tróia, duas de arrasto e três de espera.

Além de Cabo Frio, participaram da ação agentes  das cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Eles tiveram apoio de quatro viaturas e duas embarcações. A operação teve início às 18h e terminou às 23h.

As fiscalizações tem sido constantes desde o início do defeso total da Lagoa de Araruama, iniciado em 1 de agosto. Até 31 de outubro, todas as atividades relacionadas à pesca estão proibidas, sejam elas profissionais, amadoras ou de lazer. O defeso é uma ferramenta de ordenamento que garante a reprodução e reposição dos peixes e crustáceos no ambiente.

A lagoa abrange os municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. O defeso cumpre a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA número 2, de 16 de maio de 2013, fruto da articulação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João com pescadores e ministérios envolvidos e se aplica a toda a extensão da lagoa.