Assine Já
sábado, 16 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
INVESTIMENTO

Grupo empresarial apresenta projeto para construção de um oceanário em Cabo Frio

Proposta contempla um Museu Marinho, espaço de convenções e Centro Gastronômico

12 janeiro 2021 - 10h03Por Redação

Nesta segunda-feira (11) o prefeito José Bonifácio (PDT) recebeu, no gabinete, um grupo de empresários que trouxe uma proposta de construção de um oceanário na cidade. Durante o encontro, que contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Juarez Lopez, e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Dhanyelle Garcia, entre outros participantes, foram discutidas as medidas burocráticas e legais para que seja dada entrada no processo, assim como o acompanhamento do projeto por técnicos ambientais. 

De acordo com o projeto apresentado pelo Instituto Internacional de Pesquisas XMAR, o oceanário será instalado em uma área de 500mil m², com seis blocos, próximo à antiga Companhia de Salinas Perynas. A iniciativa privada contempla um centro de excelência no estudo, pesquisa e preservação da fauna e flora marinha, desenvolvendo centros de pesquisa e conservação da diversidade biológica. Originalmente o projeto conta com tanques multiusos, que podem ser utilizados para cursos de salvatagem e mergulho, além dos espaços para convenções, biblioteca, um Museu Marinho e do Pescador, auditórios para palestras e cursos e um Centro Gastronômico.

Reforçando a necessidade de retomar o desenvolvimento da cidade, o prefeito José Bonifácio destacou o relacionamento entre o poder público e as entidades não-governamentais e a importância do possível empreendimento em Cabo Frio.
 
“Precisamos trazer os empresários para conversar, para que seja feito investimento na cidade. Esse projeto para a construção de um oceanário em Cabo Frio terá a nossa atenção. Após a entrada do processo na Prefeitura dois técnicos ficarão encarregados de acompanhar os aspectos ambientais do projeto para que façamos tudo da forma legal e possamos seguir com ele”, disse o prefeito. 

Segundo a apresentação do presidente do IIPXMar, André Reissinger, a construção do complexo tem objetivo de desenvolver, realizar e programar estudos, pesquisas e projetos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas educacionais, culturais e artísticas, além de desenvolver pesquisas de biodiversidade ambiental.

Também estiveram presentes na reunião Vitor Martim, procurador-geral de Cabo Frio; Alexandre Gontijo, presidente do Instituto de Eventos Ambientais (IEVA); Francisco Carrera, coordenador de biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – (SEAS); Roberto Senra, diretor de Planejamento; Luiz Antônio Dias, corretor de imóveis; Welson Cardoso, arquiteto responsável; Chiquinho Brazão, deputado federal; Luis Martins, deputado estadual e José Facury Heluy, conselheiro estadual de Cultura.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.