domingo, 03 de março de 2024
domingo, 03 de março de 2024
Cabo Frio
28°C
Park Lagos mobile
Geral

Grupamento recebe nova frota de veículos

Comandante da unidade afirma que região pode receber um helicóptero de forma permanente em breve 

30 maio 2019 - 09h26
Grupamento recebe nova frota de veículos

Um jipe, uma moto aquática e três quadricículos passam a reforçar as operações do 18º Grupamento de Bombeiros Militar. Os veículos chegaram por doação do comando geral, através do Governo do Estado. De acordo com o comandante do 18° GBM, tenente-coronel André Siqueira, pesou o fato de a unidade ser de grande relevância em termos de estatísticas de salvamentos e, portanto, uma das que mais necessitam desses equipamentos.                                                                                                   
Com a chegada dos novos veículos – que somados chegam ao valor aproximado de R$ 361 mil –, o 18° GBM conta agora com um jipe, quatro motos aquáticas, seis quadriciclos, duas motos, uma viatura Sprinter, uma ambulância e um caminhão Auto Bomba Tanque.

– A chegada desses veículos representa um ganho enorme para o 18° GBM. Esse grupamento já oferece determinados tipos de serviços que outros não tem, e com esses novos veículos estaremos na frente de muitos outras unidades no Estado. Eu estou bem feliz, e tudo isso é fruto da taxa de incêndio, que hoje a população paga, e vemos que está sendo bem utilizado e terá um retorno através dos serviços prestados – disse o tenente-coronel André Siqueira. 

O comandante André Siqueira explicou que, a partir dos próximos dias, os bombeiros – que já realizam salvamentos com moto aquática – passarão por um curso de adaptação aos novos equipamentos, pois os novos são mais potentes do que aqueles que o grupamentos já tinha. Ele ainda citou o salto na qualidade do serviço prestado pelos bombeiros com a chegada dos novos veículos, principalmente nos feriados e datas festivas, quando Cabo Frio recebe muitos turistas e as praias ficam lotadas. 

– As motos aquáticas e os quadriciclos poderão estar à disposição e nos ajudar diariamente, mas terão grande importância nos feriados prolongados, quando recebemos uma grande população flutuante. Nessas épocas, os equipamentos irão dar suporte ao efetivo que nós já temos e ajudar a dar uma maior área de cobertura, tanto nos salvamentos marítimos quanto na faixa de areia, fazendo um deslocamento mais rápido – explicou. 

Ainda de acordo com o tenente-coronel André Siqueira, ainda dentro do planejamento do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro está outra possível doação para a região. Segundo ele, se for feita uma estrutura necessária, a Baixada Litorânea poderá receber em breve um helicóptero de forma fixa para atuar a região.  

– Além dessas doações que recebemos, ainda temos a intenção do Comando Geral de trazer permanentemente para a região, mais especificamente para a Baixada Litorânea, um helicóptero fixo, o que hoje só acontece em época de muito movimento, como feriados e datas festivas. Estamos correndo atrás do apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo para ver se existe a possibilidade de nos ajudar na construção de um hangar onde hoje o helicóptero fica sediado quando vem, para que a nossa região seja contemplada com essa aeronave.