quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Grupamento recebe nova frota de veículos

Comandante da unidade afirma que região pode receber um helicóptero de forma permanente em breve 

30 maio 2019 - 09h26
Grupamento recebe nova frota de veículos

Um jipe, uma moto aquática e três quadricículos passam a reforçar as operações do 18º Grupamento de Bombeiros Militar. Os veículos chegaram por doação do comando geral, através do Governo do Estado. De acordo com o comandante do 18° GBM, tenente-coronel André Siqueira, pesou o fato de a unidade ser de grande relevância em termos de estatísticas de salvamentos e, portanto, uma das que mais necessitam desses equipamentos.                                                                                                   
Com a chegada dos novos veículos – que somados chegam ao valor aproximado de R$ 361 mil –, o 18° GBM conta agora com um jipe, quatro motos aquáticas, seis quadriciclos, duas motos, uma viatura Sprinter, uma ambulância e um caminhão Auto Bomba Tanque.

– A chegada desses veículos representa um ganho enorme para o 18° GBM. Esse grupamento já oferece determinados tipos de serviços que outros não tem, e com esses novos veículos estaremos na frente de muitos outras unidades no Estado. Eu estou bem feliz, e tudo isso é fruto da taxa de incêndio, que hoje a população paga, e vemos que está sendo bem utilizado e terá um retorno através dos serviços prestados – disse o tenente-coronel André Siqueira. 

O comandante André Siqueira explicou que, a partir dos próximos dias, os bombeiros – que já realizam salvamentos com moto aquática – passarão por um curso de adaptação aos novos equipamentos, pois os novos são mais potentes do que aqueles que o grupamentos já tinha. Ele ainda citou o salto na qualidade do serviço prestado pelos bombeiros com a chegada dos novos veículos, principalmente nos feriados e datas festivas, quando Cabo Frio recebe muitos turistas e as praias ficam lotadas. 

– As motos aquáticas e os quadriciclos poderão estar à disposição e nos ajudar diariamente, mas terão grande importância nos feriados prolongados, quando recebemos uma grande população flutuante. Nessas épocas, os equipamentos irão dar suporte ao efetivo que nós já temos e ajudar a dar uma maior área de cobertura, tanto nos salvamentos marítimos quanto na faixa de areia, fazendo um deslocamento mais rápido – explicou. 

Ainda de acordo com o tenente-coronel André Siqueira, ainda dentro do planejamento do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro está outra possível doação para a região. Segundo ele, se for feita uma estrutura necessária, a Baixada Litorânea poderá receber em breve um helicóptero de forma fixa para atuar a região.  

– Além dessas doações que recebemos, ainda temos a intenção do Comando Geral de trazer permanentemente para a região, mais especificamente para a Baixada Litorânea, um helicóptero fixo, o que hoje só acontece em época de muito movimento, como feriados e datas festivas. Estamos correndo atrás do apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo para ver se existe a possibilidade de nos ajudar na construção de um hangar onde hoje o helicóptero fica sediado quando vem, para que a nossa região seja contemplada com essa aeronave.