Assine Já
sábado, 31 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
12ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
PREPARATÓRIO SOCIAL

Governo do Estado lança Pré-Vestibular Expresso

Mil vagas são oferecidas para dez cidades, entre elas, Cabo Frio, Arraial, Búzios e Iguaba

19 julho 2021 - 15h49Por Redação

O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (19), o Pré-Vestibular Expresso, programa da Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como o objetivo disponibilizar suporte pedagógico on-line e material didático impresso e digital para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Serão oferecidas mil vagas distribuídas em dez cidades: Rio de Janeiro, Paraty, Tanguá, Iguaba Grande, Búzios, Angra dos Reis, Valença, Cabo Frio, Bom Jardim e Arraial do Cabo.

– Grande parte da retomada econômica no estado está na capacitação das pessoas, dos nossos alunos. É esse desenvolvimento humano que gera oportunidades e que vai tirar o estado do ciclo vicioso e levá-lo para um ciclo virtuoso. Trazer o mais pobre para a mesma universidade que uma pessoa que teve mais oportunidade na vida é trazer justiça social – afirmou o governador, lembrando que o pré-vestibular é on-line e permite que o aluno possa trabalhar e construa seu horário próprio de estudo.

O processo de seleção será feito pelos municípios contemplados, após análise da documentação do candidato. Podem se inscrever alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os interessados deverão encaminhar, no ato da inscrição, documento oficial de identidade com foto e comprovante de escolaridade.  O período de inscrição no programa será do dia 26 a 30 de julho, gratuitamente, pelo site da Fundação Cecierj (https://tinyurl.com/8ju2c4n7). 

Além da importância do pré-vestibular, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, falou da expectativa de expansão do programa para 20 municípios.

– Focamos nesse pré-vestibular social, primeiramente, na capital e em outros nove municípios, interiorizado o programa, que deve chegar, em breve, em 20 cidades fluminenses. Essa é uma parceria das secretarias de Ciência e Tecnologia com a de Educação, em um esforço coletivo do Estado para apoiar os jovens que anseiam em entrar em uma universidade de qualidade – falou o secretário.

A Fundação Cecierj será responsável pela parte pedagógica, como materiais impresso e digital, além das salas de aulas virtuais. Os alunos terão acesso gratuitamente à plataforma de estudos com postagem semanal de videoaulas, áudios, exercícios e simulados preparados pela equipe de mediadores do pré-vestibular, que dará apoio pedagógico on-line durante o curso, que se encerrará em dezembro. 

Os estudantes vão receber os materiais impresso e digital de dez disciplinas, incluindo inglês e espanhol, um caderno de orientação acadêmica e um de exercícios.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.