Assine Já
quarta, 01 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53693 Óbitos: 2188
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6584 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15591 902
Iguaba Grande 5572 147
São Pedro da Aldeia 7051 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DEPOIS DE CINCO ANOS

Governo do Estado anuncia reabertura do IML de Cabo Frio

Secretaria de Ciência e Tecnologia, por meio da Faperj, financiará a reforma

22 maio 2021 - 09h30Por Redação

Após cinco anos fechado, em breve o Instituto Médico Legal de Cabo Frio (IML) será reaberto, anunciou o Governo do Estado. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI), por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vai financiar a reforma que permitirá a reabertura do local.

O governador Cláudio Castro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, e o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, assinaram o termo de cooperação técnica para a reabertura do órgão, nesta sexta-feira (21). O presidente da Faperj, Jerson Lima da Silva, também esteve na solenidade.                                            

O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de investir em infraestrutura para combater o crime com inteligência.

– Não tenho dúvida que é reestruturando nossa capacidade de investigação e elucidação que vamos fazer uma política pública. Queremos uma polícia que tenha capacidade de investigação.

Para o secretário Dr. Serginho, a integração entre as secretarias é fundamental para levar os serviços que a população precisa.

– A sensibilidade de que o governo é único e que devemos somar esforços para expandir nossa força de trabalho para todo o estado é importantíssima. A Região dos Lagos fica muito feliz com a reabertura do IML de Cabo Frio. Isso porque os moradores de Cabo Frio, atualmente, precisam se deslocar para o IML de São Gonçalo para resolver os trâmites antes de poder enterrar o familiar.

O secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, revelou que o governador já autorizou a abertura de concurso para a contratação de 25 peritos legistas para atuarem na região.

– O secretário disponibilizou, via Faperj, não só a reforma mas uma estrutura de ensino dentro da IML. O governador autorizou o concurso para perito legista e, a partir daí, conseguimos reformular outros IMLs da região para reabertura e facilidade da vida do cidadão.

A reabertura colocaria fim a um drama vivido por famílias de Cabo Frio e arredores nos últimos anos. Como a sede atual do IML, no Portinho, está desde abril de 2016 sem realizar o exame de necropsia, passou a ser necessário transportar o corpo até o IML de Araruama. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.