quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'CADEIRA ELÉTRICA'

Governo Adriano já fez 23 trocas de secretários em 25 meses de mandato

Cultura e Saúde são as pastas recordistas de mudanças, com três

19 agosto 2020 - 20h43Por Rodrigo Branco

Com a saída de Clésio Guimarães da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio para a entrada do ex-procurador geral do município Bruno Aragutti, o prefeito Adriano Moreno (DEM) promoveu a 23ª mudança apenas no primeiro escalão, desde o início do seu governo, em julho de 2018. É praticamente uma troca por mês no secretariado desde que assumiu o cargo, após a eleição suplementar.

As pastas recordistas de mudanças foram a Cultura e a Saúde, com três. A primeira começou a gestão com o músico Fernando Chagas, que logo pediu para sair por razões pessoais, dando lugar a Meri Damaceno. A memorialista deixou o cargo de modo polêmico, a contragosto de parte da classe artística, sendo substituída em julho do ano passado, pelo cineasta Milton Alencar Junior, exonerado na última segunda (17).

Na Saúde, a gestão começou com Antonio Macabu. Após controversas declarações à imprensa, o anestesista deu vez a Márcio Mureb. Ainda em 2019, Mureb foi substituído por Carlos Ernesto Dornellas, que saiu este ano e foi substituído pelo policial militar reformado e ex-deputado Iranildo Campos. 

Outras quatro pastas, além da Procuradoria-Geral, tiveram duas mudanças na gestão Adriano: Educação; Fazenda; Governo e Ordem Pública. Ao longo dos últimos dois anos, o prefeito também mexeu, pelo menos uma vez, na titularidade das secretarias de Administração e Mobilidade Urbana, além das presidências da Comsercaf e do Ibascaf. Nem mesmo a recém-criada pasta do Desenvolvimento Econômico escapou do troca-troca: Felipe Pereira ocupa o cargo, que foi de Matheus Mônica, hoje no Governo, que teve como antecessores Duca Monteiro e Miguel Alencar.

Do secretariado original que tomou posse em 18 de julho de 2018, permanecem apenas sete nomes: Marta Maria Bastos (Desenvolvimento Social); José Bulcão (Obras); José Dias (Agricultura); Alberto Corrêa e Castro (Controladoria-Geral); Flávio Rebel (Esporte); Felipe Araújo (Desenvolvimento da Cidade) e Mario Flavio Moreira (Meio Ambiente), sendo que a última era coordenadoria alçada à condição de pasta, após a reforma administrativa do ano passado.

Por razões técnicas, políticas ou pessoais, as trocas continuam, mesmo ocorrendo a quatro meses do fim do mandato, na derradeira tentativa de o governo acertar o passo. A dança das cadeiras acontece em meio a mais uma reestruturação administrativa, que incluiu a demissão de 1.240 servidores comissionados. Entretanto, para observadores  políticos da cidade, as mudanças são interpretadas como um movimento do prefeito para assegurar apoio à sua pré-candidatura à reeleição. 

Uma fonte que conhece os bastidores do governo disse para a Folha que a estratégia é duvidosa.

– Parece que é uma tentativa de manter apenas aqueles que são fiéis, mas a três meses da eleição não acho que vai funcionar. Podem até perguntar "vai me apoiar", e é claro que vai dizer que sim pra manter o emprego, mas depois é diferente – avaliou o interlocutor.

 Questionada sobre as novas alterações, a  Prefeitura de Cabo Frio reafirma que a administração municipal está passando por uma reestruturação para corte de despesas e esclarece que há ressalvas na lei eleitoral quanto a nomeação ou exoneração de cargos em comissão. Ainda segundo o governo municipal, "as prefeituras não estão proibidas de convocar funcionários nesta modalidade caso sejam essenciais para o funcionamento da administração pública".

Confira abaixo, por secretaria, as mudanças feitas desde o começo da gestão Adriano Moreno. O atual titular do cargo está em negrito:

 

Secretaria de Saúde (três mudanças): Antonio Macabu, Marcio Mureb, Carlos Ernesto Dornellas e Iranildo Campos

Secretaria de Cultura (três mudanças): Fernando Chagas, Meri Damaceno, Milton Alencar Jr. e (substituto não anunciado)

Secretaria de Fazenda (duas mudanças): Antonio Carlos Cati Vieira; Clésio Guimarães e Bruno Aragutti

Secretaria de Educação (duas mudanças): Claudio Leitão, Márcia Almeida e Ian de Carvalho

Secretaria de Turismo (duas mudanças): Radamés Muniz, Paulo Cotias e (substituto não anunciado)

Secretaria de Governo (duas mudanças): Duca Monteiro, Miguel Alencar e Matheus Mônica 

Ordem/Segurança Pública (duas mudanças): Fabio Carvalho, Jorge Marge e Leandro Carvalho

Comsercaf (uma mudança): Luiz Claudio Gama e Dario Guagliardi 

Ibascaf (uma mudança): José Renato Almeida e Antonio Damique

Mobilidade Urbana (uma mudança): Marcelo Elizardo e Everaldo Loback

Desenvolvimento Econômico (uma mudança): Matheus Mônica e Felipe Pereira

Procuradoria (uma mudança): Caio Cesar Oliveira, Bruno Aragutti e Renata Perdigão

Secretaria de Administração (uma mudança): Eliceia da Silveira e Paulo Henrique Carvalho de Oliveira

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estão no secretariado desde o começo do governo José Bulcão (Obras); Mario Flavio Moreira (Meio Ambiente);  Marta Maria Bastos (Desenvolvimento Social); José Dias (Agricultura); Felipe Araújo (Desenvolvimento da Cidade); Flavio Rebel (Esporte) e Alberto Corrêa e Castro (Controladoria-Geral). Kauê Vattimo é o titular da pasta de Gestão Institucional, criada pela reforma administratova do ano passado.