quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MUDANÇAS NO GUANABARA

Governador em exercício Cláudio Castro nomeia novos secretários de Saúde e Educação

Cargos serão ocupados pelo médico Carlos Alberto Chaves de Carvalho e pelo professor e ex-deputado Comte Bittencourt

25 setembro 2020 - 16h23Por Redação

O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) nomeou o médico Carlos Alberto Chaves de Carvalho para o cargo de secretário de Saúde, no lugar de Alex Bousquet; e o professor Comte Bittencourt, que comandará a Secretaria de Educação, que estava vaga desde a saída de Pedro Fernandes. As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (25).  

– Agradeço a dedicação de Bousquet à frente da Secretaria de Saúde, durante um dos períodos mais difíceis da história do nosso estado. Seu trabalho não será esquecido – afirmou Cláudio Castro, aproveitando para dar as boas-vindas a Carlos Alberto no Governo do Estado. 

Sobre a mudança na Secretaria de Educação, o governador em exercício declarou:

– O Comte tem uma brilhante trajetória e contribuição relevante na área da Educação. Ele chega à nossa equipe para somar com sua expertise e perfil técnico.

Alex Bousquet entregou o cargo após três meses, no último dia 16, alegando motivos pessoais. Por sua vez, Pedro Fernandes foi exonerado na mesma data, após 15 dias de afastamento, por suspeitas de chefiar esquema de desvios em contratos da Assistência Social entre 2013 e 2018. Ele foi preso no último dia 11 durante a Operação Catarata. A pasta da Educação vinha sendo gerida interinamente pela subsecretária executiva Cláudia Martins.

Perfis dos novos secretários

Por quase uma década, Carlos Alberto Chaves de Carvalho foi supervisor do Gate-Saúde, Grupo de Apoio Técnico ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Formado pela UFF e com MBA em Gestão de Saúde pela FGV, o médico pneumologista também foi responsável por reestruturar e dirigir as mais importantes unidades de saúde do Estado, como os hospitais Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Eduardo Rabelo e João Batista Cáffaro.

Comte Bittencourt é professor, foi secretário de Educação e vice-prefeito do município de Niterói e exerceu quatro mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde presidiu, de 2004 a 2018, a Comissão de Educação da Casa. Começou a vida política em Niterói, em 1992, cumprindo três mandatos de vereador até chegar à presidência da Câmara Municipal.

Comte foi deputado estadual  entre 2003 e 2019. Curiosamente, o novo secretário de Educação foi adversário do atual governador em exercício, Cláudio Castro, eleito vice-governador na chapa do hoje afastado Wilson Witzel (PSC). Comte compôs a chapa com o então candidato Eduardo Paes, que foi ao segundo turno contra Witzel nas eleições de 2018.