Assine Já
domingo, 07 de março de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
22ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 27215 Óbitos: 935
Confirmados Óbitos
Araruama 6957 183
Armação dos Búzios 3258 33
Arraial do Cabo 865 38
Cabo Frio 7501 359
Iguaba Grande 2573 58
São Pedro da Aldeia 3610 130
Saquarema 2451 134
Últimas notícias sobre a COVID-19
Arraial do Cabo

Fundação Municipal do Meio Ambiente inicia projeto Circuito Tela Verde nas escolas municipais

03 agosto 2019 - 11h00Por Redação I Foto: divulgação

Foi dado o pontapé inicial no Projeto Circuito Tela Verde que leva aos alunos da rede pública municipal atividades de educação ambiental e consciência sobre a questão do lixo. Alunos do 3º ano da E.M. Adolpho Beranger Júnior, puderam experenciar um bate-papo com as equipes técnicas da Fundação Municipal do Meio Ambiente, onde foram trabalhados vídeos, músicas e dinâmicas com distribuição de brindes sobre Coleta Seletiva, em que os jovens identificavam e separavam o que era Lixo Seco e o que era Lixo Úmido. Durante a dinâmica, os alunos usaram exemplos de resíduos feitos em desenhos, para que não manuseassem qualquer tipo de resíduo, e colocassem nas lixeiras correspondentes. A primeira atividade aconteceu na quinta-feira (31).

O objetivo desta ação, além de promover a Mostra, é motivar a sensibilização e conscientização dos alunos para o momento que a Coleta Seletiva estiver operando na sua totalidade no munícipio de Arraial do Cabo, estes possam ser os multiplicadores desta prática em seus lares e assim, gradativamente contribuírem na conservação e preservação ambiental, tornando a nossa cidade sustentável. Outras escolas também receberão o projeto ao longo dos próximos dias.

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em sintonia com os princípios e objetivos da Lei nº 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o CTV tem por objetivo, divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e assim fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. 

O Projeto promove regularmente, a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Essa mostra, que está em sua 9° edição, reúne vídeos com conteúdo socioambiental que são exibidos em todo o território nacional e em algumas localidades fora do país. A seleção dos vídeos é realizada pelo MMA, por meio de chamadas públicas. 

Em Arraial do Cabo, a Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia está cadastrada no Ministério do Meio Ambiente como Espaço Exibidor e Organizador da Mostra, tendo como parceria a Secretaria de Educação, uma vez que as Mostras são realizadas em escolas municipais.