Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
NO SITE

Fundação Cecierj lança cursos gratuitos on-line para professores da Educação Superior

O primeiro curso ‘Ensino remoto: por onde começar?’ já está com inscrições abertas

18 julho 2020 - 21h22Por Redação

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças significativas na sociedade e uma das áreas mais afetadas foi a de Educação. As aulas presenciais foram suspensas em todo o mundo e, no Brasil, as redes de ensino, tanto pública quanto privada, usaram métodos diferentes para manter o aprendizado, como o ensino remoto. Pensando nessa nova realidade, a Fundação Cecierj, que atua há mais de 20 anos no desenvolvimento da educação a distância (EaD) no estado do Rio de Janeiro, preparou o projeto “Contribuições Cecierj para o ensino Remoto”. São quatro cursos gratuitos e on-line que vão auxiliar os professores das instituições de Ensino Superior a encarar esse desafio do ensino mediado por tecnologia. O primeiro curso ‘Ensino remoto: por onde começar?’ já está com inscrições abertas que devem ser feitas no site da Fundação Cecierj https://www.cecierj.edu.br/extensao/

– Oferecer esses cursos faz parte de um trabalho que a Fundação Cecierj vem realizando como planejamento para o segundo semestre e, a depender da avaliação das autoridades de Saúde, muitas atividades ainda acontecerão virtualmente. Identificamos que muitos professores tiveram dificuldades com a migração do ensino presencial para o remoto e elaboramos esse projeto. Queremos, com essa iniciativa, superar este momento delicado ao lado dos professores e colaborar com estratégias para o ensino remoto, que se tornou alternativa para a não interrupção das atividades acadêmicas – explica o vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação Cecierj, professor Glaucio José Marafon.

Para auxiliar os docentes no desenvolvimento do ensino remoto, o conteúdo dos cursos passa pela compreensão das mudanças em relação às aulas presenciais, refletir sobre as escolhas didáticas necessárias para iniciar o processo, discutir as limitações e vantagens do uso das tecnologias e compreender as funções das principais ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino remoto. Além dos cursos, a iniciativa vai disponibilizar o acesso aos diversos recursos educacionais, como vídeos, podcasts e materiais didáticos.

Professor da Fundação Cecierj e coordenador do projeto, Daniel Salvador acredita que o mais importante nesse momento é oferecer uma visão abrangente e, ao mesmo tempo, prática das possibilidades tecnológicas e didáticas já disponíveis ao professor universitário para realizar o ensino remoto:

– O Contribuições Cecierj para o Ensino Remoto parte da necessidade de auxiliar o professor no uso de ferramentas que possibilitam o ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. O apoio didático e tecnológico ao docente da Educação Superior, nessa adaptação ao ensino remoto, é fator crucial para manter a qualidade da formação acadêmica no país. Nós da Fundação Cecierj conhecemos quais são as transformações e ferramentas necessárias a essa adaptação e queremos apoiar as iniciativas de ensino remoto que já estão em andamento ou começarão em breve nas universidades fluminenses - destaca.

Veja mais informações sobre os cursos online:

Curso 1 - Ensino remoto: por onde começar?

O curso oferece a fundamentação e as noções básicas sobre o processo de transposição das aulas presenciais para o ensino mediado por tecnologia, ajudando na construção de propostas de ensino remoto emergencial para o Ensino Superior.

Inscrições abertas: 15/07/2020

Período do curso: 03/08/20 a 17/08/2020

Curso 2 – Ensino presencial virtualizado: aulas remotas em tempo real

O curso apresenta as funcionalidades das principais tecnologias para realização de aulas e atividades online em tempo real, além de compartilhar algumas indicações didáticas para promover maior interação dos estudantes durante aulas virtuais.

Inscrições abertas: 22/07/2020

Período do curso: 10/08/20 a 24/08/2020

Curso 3 – Ambientes virtuais de aprendizagem: explorando a interação online

O curso apresenta diversas possibilidades e ferramentas disponíveis para criação e utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o ensino superior. Com esse conjunto de tecnologias, o professor poderá planejar e ministrar aulas através do ensino remoto.

Inscrições abertas: 29/07/2020

Período do curso: 17/08/20 a 31/08/2020

Curso 4 - Roteiro, câmera e ação - como gravar sua videoaula

O curso aborda a criação não profissional de videoaula para suporte ao ensino remoto e apresenta as características da produção de roteiros, além de oferecer exercícios para treinamento de postura e imposição vocal e dicas práticas de autogravação.

Inscrições abertas: 29/07/2020

Período do curso: 17/08/20 a 31/08/2020

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.