quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PARALISAÇÃO

Funcionários da Educação de Cabo Frio começam 'greve pela vida' neste sábado (10)

Servidores questionam convocação para trabalho presencial e falta de protocolos de segurança

10 outubro 2020 - 14h51Por Rodrigo Branco

Os servidores da Educação de Cabo Frio entraram em greve a partir deste sábado (10) por causa da possibilidade de convocação para trabalho presencial nas escolas pela Secretaria de Educação. A paralisação, chamada 'Greve pela Vida', foi decidida durante uma assembleia on-line, na última terça-feira (6), mas foi cumprido prazo de 72 horas para notificação à Prefeitura, conforme a legislação em vigor.

Segundo o sindicato da categoria (Sepe Lagos), o secretário de educação Ian de Carvalho se comprometeu a apresentar um documento para enumerar quais profissionais teriam que retornar ao trabalho presencial em meio à pandemia, o que não aconteceu. Desde então, não houve mais conversas, segundo o Sepe.

A categoria alega que, sem uma determinação formal do governo, os diretores escolares ficam responsáveis por definir a escala de trabalho e até mesmo adquirir os equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores, mesmo sem a existência de um protocolo de segurança sanitária.

– A 'Greve pela Vida' é para proteger e defender a saúde, a segurança sanitária e a vida daqueles servidores que são convocados ao retorno ao trabalho que, até esse momento, é injustificado, porque a secretaria de Educação não explica o que é essencial nesse momento em que não há aulas, uma situação que se repete em Búzios. Por que precisa, por exemplo, de auxiliar de classe e inpetor de alunos, mesmo que em rodízio, neste momento? – questiona a coordenadora-geral do Sepe, Cíntia Machado.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para se manifestar sobre as reivindicações dos servidores e sobre como ficará o ano letivo, mas não obteve resposta. Desde agosto, os alunos da rede pública têm acesso a uma plataforma educacional on-line. Os estudantes que não têm computador ou internet retiraram apostilas nas suas escolas. As dúvidas são tiradas à distância pelos professores. 

Na última semana, pela primeira vez em mais de um ano, a Prefeitura pagou os salários de todos os servidores da Educação no mesmo dia, o quinto dia útil, sem fracionamento.