Em nota divulgada neste sábado (23), o (GAA) Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou que na sexta-feira (22), cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra-RJ.
Segundo o comunicado, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo.
Um grupamento de militares da Marinha já está no local efetuando monitoramento e limpeza. Servidores do Ibama se juntaram-se à equipe neste sábado. De acordo com o Inea, apenas os pequenos vestígios foram encontrados e não foram identificados outros pontos de chegada do óleo.
Nas últimas semanas, o Inea e os municípios da Região dos Lagos anunciaram que possuem planos de contingência para o caso da chegada das manchas ao litoral fluminense.