terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
JORNALISMO AMBIENTAL

Folha conquista três troféus em prêmio de jornalismo

Cerimônia 2º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental foi realizada na noite de quinta-feira (12), em Cabo Frio

13 dezembro 2019 - 19h21Por Redação

A Folha dos Lagos conquistou trés troféus no 2º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, cuja cerimônia foi realizada anteontem, no Hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio. Na categoria jornalismo impresso, Rodrigo Cabral ficou com o primeiro lugar com reportagem sobre as ferramentas tecnológicas aplicadas a a um projeto de setorização do abastecimento, que se iniciou no Parque Eldorado III, em Cabo Frio. Com a inovação, é como se os técnicos da concessionária enxergassem com “lupas” o serviço prestado em determinados locais, o que possibilita, por exemplo, a redução do índice de perdas d’água. 

Também na categoria jornalismo impresso, Tomás Baggio recebeu o segundo lugar por reportagem sobre o trabalho realizado no laboratório que funciona na sede da Prolagos. A matéria explicou ao leitor a importância das análises de dados para o cumprimento de parâmetros obrigatórios no fornecimento da água e no tratamento de esgoto.

Já Mariana Ricci conquistou o segundo lugar na categoria Fotojornalismo, com o registro do pôr do sol da Lagoa de Araruama publicado na coluna Informe dos Lagos. O fotógrafo Macos Homem foi o primeiro lugado na categoria, através de publicação no Canal Papo Reto.

Na categoria webjornalismo, os ganhadores foram Maria Fernanda Quintela (site Prensa de Babel), em primeiro lugar, seguida de Luciano Moreira e Andreia Collet (site Fonte Certa). Ademilton Ferreira (Rádio Litoral) e Jota Júnior (Rádio Ondas) conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na categoria Radiojornalismo. E Suellen Rodrigues (Record) e Lucas Madureira (SBT) foram os agraciados na categoria telejornalismo.

Para Rodrigo Cabral, o bom desempenho da Folha é uma demonstração de vitalidade do veículo, que completará 30 anos no ano que vem. “É preciso aplaudir a iniciativa da Prolagos em reconhecer o jornalismo regional. Estamos falando de profissionais qualificados, que cumprem a cada dia o dever de trazer a notícia com correção e credibilidade”, comenta.

Tomás Baggio faz votos para que a premiação permaneça no calendário. “Além de fomentar a produção de reportagens sobre meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, o que já é muito importante, este prêmio valoriza a imprensa e o bom jornalismo. Foi uma ótima confraternização e fiquei muito feliz com a premiação. Torço para que o prêmio siga em frente nos próximos anos, incentivando o tema ambiental e reconhecendo os profissionais de comunicação”.

Para a fotógrafa Mariana Ricci, o prêmio teve sabor especial. “Tinha muito tempo que eu não participava de um um concurso de Fotojornalismo. É muito bom viver esse clima de redação, sair para fazer as matérias... Fiquei muito honrada, inclusive de receber ao lado do Marcos Homem, que é um baita fotógrafo e sempre me ajudou muito”, conta.