sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SOB RISCO

Fiocruz desaconselha trabalho dos 'mata-mosquitos' durante pandemia de Covid-19

Em nota técnica, a Fundação afirma que faltam EPIs para os agentes que trabalham nas ruas

21 abril 2020 - 10h32Por Rodrigo Branco

A Fundação Osvaldo Cruz desaconselha o trabalho de campo de agente de combate às endemias, os chamados ‘mata-mosquitos’ durante a pandemia do novo coronavírus. O alerta foi dado por meio de uma nota técnica do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (CESTH/ENSP), divulgado pela Fiocruz e pelo Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro (Sintsaúde-RJ).

No documento, a Fundação leva em conta a insuficiência de equipamentos de segurança individual (EPIs) para a realização segura do trabalho dos agentes. Segundo a nota, “devido à exposição causada pelo próprio processo de trabalho existente, podemos afirmar que tal exposição pode levar a quadros graves de Covid-19”.

Por essa razão, a nota divulgada pela Fiocruz recomenda o distanciamento social como única medida eficaz e protetiva a saúde dos trabalhadores e população assistida durante o período que perdurar a pandemia. O órgão aconselha ainda que estratégias de orientação da população e comunicação à distância devem ser ampliadas para que se reduza a infestação de mosquitos e das doenças por eles transmitidas.

O documento aponta que a própria natureza do trabalho dos agentes de endemias, que manipulam agrotóxicos, muitas vezes sem as condições adequadas, já ocasionam diversos problemas de saúde e morte. Os sinais e sintomas relacionados às intoxicações por agrotóxicos são dores de cabeça, fraqueza, mal-estar, dor de estômago, sonolência, perda de peso, fraqueza muscular, depressão, irritabilidade, insônia, anemia, dermatites, alterações hormonais, problemas imunológicos, efeitos na reprodução (infertilidade, malformações congênitas, abortos), doenças hepáticas, respiratórias, neurológicas, compativeis com outras doenças, inclusive a Covid-19.