quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FILHO DE PEIXE...

Filho de educadora ambiental ganha concurso regional sobre saneamento

Iuri do Amaral, de Arraial do Cabo, ganhou smartphone da Prolagos, com outros quatro estudantes de escolas municipais da região

19 julho 2021 - 22h18Por Redação

Filho de peixe, peixinho é. O conhecido dito popular se aplica perfeitamente ao jovem cabista Iuri do Amaral, de 14 anos, um dos vencedores do concurso cultural promovido pela Prolagos com alunos das redes muncipais de ensino de Arraial, Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia e IguabaGrande.

O trabalho de Iuri ganhou corpo com o incentivo e a ajuda da mãe, Mariana Araújo, que é educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (Nea-BC). Dentro da proposta do concurso, o garoto produziu um vídeo sobre a importância do saneamento básico. Juntando o apredizado que trouxe de casa à vontade de seguir a carreira de biólogo.

- Primeiro, eu ia fazer um jogo, mas fiquei sabendo muito em cima da hora. Eu vi que não ia dar tempo e fui para edição. Fui colocando os problemas que existem sem saneamento e depois a importância do saneamento. Em alguns momentos da edição, minha mãe ajudou, mas a maior parte fui eu que fiz sozinho. Convoquei bastante amigos; minha família também ajudou bastante a divulgar - disse, lembrando da campanha que fez para escolherem o vídeo feito por ele, na votação popular nas redes sociais da concessionária.

Apesar da timidez, o jovem demonstra saber o que quer, para orgulho da mãe.

- É o resultado de um trabalho familiar de consciência cidadã, porque é isso que eu fomento nos meus filhos. Então, eu acho importante tentar construir essa cidadania, essa participação popular, no exercício do controle social. Eu conheci um outro lado do Iuri porque através do concurso ele ficou muito engajado, aprimorou a comunicação dele para mobilizar outras pessoas para poder votar, pessoas que ele nem conhecia - relata Mariana.

A entrega do prêmio - um smartphone - aconteceu no último dia 9, na escola em que o rapaz estuda no 8° ano: Vera Felizardo, no distrito de Figueira, com direito a uma pequena homenagem ao garoto, na presença da equipe da escola e da Secretaria de Educação. A vitoria de um estudante de uma escola situada em um distrito foi motivo de alegria.

- Aqui nos distritos, a gente não tem o saneamento básico. Quando a gente tem um aluno daqui que se interesse e, nesse caso, a mãe também trabalha com isso, acho que levanta até a questão para melhoria do meio ambiente e de trazer para os distritos a questão do saneamento: água, rede de esgoto, tratamento. Eles falam da realidade deles, tem melhorar por aqui, porque no Centro está bem estruturado - disse a coordenadora de Ciências da Secretaria de Educação, Ana Cristina Vasconcelos.

Além de Iuri, a Prolagos premiou outros quatro alunos, um de cada uma das redes municipais dos municípios que estão dentro da área de concessão.