Assine Já
quinta, 13 de maio de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
http://www.alerj.rj.gov.br/
TEMPO REAL Confirmados: 37918 Óbitos: 1447
Confirmados Óbitos
Araruama 9612 300
Armação dos Búzios 4692 57
Arraial do Cabo 1317 69
Cabo Frio 10088 529
Iguaba Grande 3759 93
São Pedro da Aldeia 5248 224
Saquarema 3202 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Festival de capoeira é atração do fim de semana em Cabo Frio

Evento acontece no Complexo Esportivo Aracy Machado; Tamoios terá liga de judô

28 junho 2019 - 11h16
Festival de capoeira é atração do fim de semana em Cabo Frio

Uma das representações culturais mais marcantes do Brasil, a capoeira terá um evento especial neste fim de semana no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. A partir de hoje acontece o 3º FESTVOZESD’ÁFRICA, evento que tem o objetivo de valorizar a arte da Capoeira em nossa região. A organização do festival é do Mestre Pingo, fundador da Associação de Capoeira Regional Vozes D’África (ACRVD’A) e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O FESTVOZESD’ÁFRICA será realizado no galpão anexo ao ginásio Alfredo Barreto e compreende oficinas de movimentação de roda, maculelê (que é a simulação de uma luta tribal onde os lutadores utilizam bastões em movimentos sincronizados), confecção de instrumentos com mestres e mestras renomados do meio capoeirístico e palestras sobre nutrição esportiva e infantil. O evento possui a proposta de homenagem à velha guarda da Capoeira, bem como incentivo à prática esportiva, à cultura negra e às mulheres, já que na tarde de sábado está previsto o evento “Deixa a Menina Jogar”, voltado para o público feminino. No dia 28, a partir das 18h, a programação fica para a molecada, com o evento “Pequenos Gigantes”. E o evento adulto misto no domingo, a partir das 8h.

O secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rebel, falou sobre a importância do evento. “A Associação Vozes d’África tem uma história de muitos anos difundindo a capoeira em Cabo Frio e em várias regiões do estado. A capoeira é uma representação cultural e esportiva tipicamente brasileira e é importante que seja valorizada e conhecida por um número cada vez maior de pessoas”, explicou.

O FESTVOZESD’ÁFRICA marca, ainda, a comemoração dos 15 anos de fundação da Associação de Capoeira Regional Vozes D’África, uma das mais tradicionais entidades de fomento à capoeira na cidade.

Judô em Tamoios – A Liga Nacional de Judô – Brasil (LNJ) promove nos dias 12 e 13 de julho o Campeonato Brasileiro Regional Sudeste em Cabo Frio. A competição será disputada no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios. Cerca de 600 atletas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de convidados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participam do campeonato.
A LNJ escolheu a Liga Confederada de Judô do Estado do Rio de Janeiro para organizar o evento e as tratativas estão sendo tomadas com a Prefeitura de Cabo Frio desde o início do ano.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, professor Flávio Rebel, a escolha do Distrito de Tamoios tem como objetivo valorizar a cidade como um todo.

“O ginásio João Augusto é uma ótima praça esportiva e, em nossa gestão, já foram realizados vários eventos de artes marciais no local, sempre com grande sucesso. Estamos tratando da realização do Campeonato Brasileiro Sudeste em Cabo Frio há alguns meses e temos a certeza que será um evento que vai movimentar o distrito de Tamoios durante os dois dias de realização”, avaliou o secretário.

A LNJ é uma das entidades nacionais de administração do desporto judô reconhecidas pelo Ministério do Esporte e autorizada pela Lei Pelé. A Liga é a representante oficial do Brasil junto à Confederação Sul-Americana de Judô, à União Pan-americana de Judô e à Federação Mundial de Judô.